icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Rodrigo Soares está virtualmente eleito para presidir o PT estadual

Apuração dos votos ainda não foi finalizada, mas comissão aponta vantagem que não pode ser alcançada pelo candidato Luiz Couto. Soares já fala como vencedor.

Publicado em 23/11/2009 às 8:24

Karoline Zilah

A apuração ainda não está finalizada, mas a vantagem alcançada pelo deputado estadual Rodrigo Soares já o posiciona virtualmente como o novo presidente do Partido dos Trabalhadores na Paraíba. Ocorrido no domingo (22) em todo o Estado, o Processo Eleitoral Direto (PED) define também as novas lideranças dos diretórios municipais.

A contagem foi suspensa na noite do domingo, mas, de acordo com a comissão eleitoral, mesmo sem contabilizar o pleito em Campina Grande, Rodrigo Soares já atingiu um número de votos que não pode ser alcançado pelo seu principal adversário, o deputado federal Luiz Couto, atual presidente da legenda no Estado. Ainda não foram divulgados dados sobre o desempenho do militante Nabal Barreto.

O último balanço aponta que Rodrigo tem uma vantagem de cerca de 800 votos. Diante dos números, ele deu entrevistas às rádios de João Pessoa nesta segunda-feira (23) falando como o novo presidente do PT na Paraíba. Em seu discurso permanece a ideia de “unidade do partido”, conforme o deputado já vinha pregando em sua campanha.

De acordo com Rodrigo, assim que for declarado vencedor do pleito, uma de suas primeiras providências será conversar com seus adversários para dar início à reunificação da legenda na Paraíba. A finalidade é fortalecer o grupo político para dar apoio ao presidente Lula e fortalecer a campanha da ministra da Casa Civil Dilma Rousseff à presidência da República.

No que diz respeito às eleições para os diretórios municipais, pelo menos em João Pessoa e Campina Grande já é garantido que haverá segundo turno. Na Capital, a disputa fica entre os candidatos Antônio Barbosa e Fernando Lopes. Já em Campina, concorrem Alexandre Almeida e Peron Japiassu.

Críticas

No dia da eleição, o superintendente do Sebrae da Paraíba, o petista Júlio Rafael, fez duras críticas à atual diretoria do Partido dos Trabalhadores de João Pessoa, que hoje é dirigida pelo secretário Anselmo Castilho (titular da Representação do Governo da Paraíba em Brasília). Ele classificou a administração como “desorganizada”.

Anselmo Castilho, atual presidente do diretório de João Pessoa, rebateu as críticas afirmando que o petista estaria “se apegando a pequenos problemas para justificar uma possível derrota” e que “Júlio Rafael é co-responsável pelo sistema eleitoral que tanto critica”.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp