POLÍTICA
Ruy quer 20% de publicidade educativa
Projeto do senador Ruy Carneiro quer destinar 20% do gasto de publicidade da União, com campanhas educativas.
Publicado em 18/07/2012 às 6:00
Tramita na Câmara Federal projeto de lei do deputado Ruy Carneiro (PSDB) que pretende dar maior controle aos gastos governamentais com publicidade. A proposta visa a destinar um mínimo de 20% do gasto de publicidade da União com campanhas educativas, além de oferecer diretrizes e vedações atinentes à realização de publicidade.
A matéria ainda deverá percorrer um longo caminho nas comissões parlamentares até que seja aprovada, mas pretende tornar mais transparente e eficiente a forma como o governo federal trata as campanhas publicitárias.
Conforme justificou o parlamentar tucano, hoje o governante tem 100% de liberdade para dispor dos recursos públicos com publicidade de atos, programas, obras, serviços e campanhas de pessoas jurídicas da União. “Se ele quiser investir hoje R$ 1 milhão e fazer mídia com a inauguração de um hospital ou uma obra pública, que, às vezes, é muito mais mídia do governo dele e interessa muito menos para a população, ele tem essa liberdade”, argumentou.
Para Ruy Carneiro, a principal motivação para apresentação da proposta é a necessidade de forçar o Poder Executivo a destinar o mínimo de seus gastos para a educação da sociedade. “A força dos bens de comunicação é grande. As ações que usaram a mídia tiveram resultado positivo na conscientização da população", disse.
Comentários