POLÍTICA
Segurança, educação e orçamento da prefeitura são temas de debate
Candidatos a prefeito de JP debateram na TV Cabo Branco.
Publicado em 05/10/2012 às 6:44
No tema iluminação pública, José Maranhão dirigiu questionamento a Estela Bezerra, que foi secretária de Planejamento da prefeitura de João Pessoa. Maranhão disse que a cidade vive às escuras, fato que tem contribuído para o aumento da violência. “A escuridão é aliada do crime”, afirmou Maranhão. A candidata do PSB aproveitou para defender a gestão de Ricardo Coutinho na prefeitura de João Pessoa. “Na gestão da qual eu fiz parte, nós conseguimos ampliar 65km de iluminação pública, dentre elas a iluminação ornamental”, disse, garantindo que no seu governo as principais avenidas terão iluminação eficiente e ornamental. "Nós faremos com que a cidade de João Pessoa consiga no item da iluminação pública acompanhar o conceito de cidade sustentável e criativa”.
No tema educação fundamental houve troca de farpas entre a candidata Estela Bezerra e o candidato Cícero Lucena. "A sua gestão ficou reconhecida pelo Ministério da Educação como quem fraudou os números de matrículas", disse Estela. Ela lembrou que na gestão de Cícero, a prefeitura contava com 23 creches e na gestão de Ricardo Coutinho passou para 43 creches.
Estela disse que sua meta de governo é construir 15 novas creches. Cícero deu o troco, dizendo que não faz promessa de campanha citando números que as pessoas não possam comprovar. “Ninguém fez mais creche, ninguém cuidou mais das crianças que a nossa administração”, rebateu o tucano.
Encerrando o primeiro bloco, Cícero perguntou a Renan Palmeira sobre o tema orçamento municipal. Segundo Renan, as últimas gestões se preocuparam mais em aumentar impostos no município de João Pessoa. Ele defendeu a humanização do orçamento municipal. “É impossível compreender um orçamento que privilegia investimentos na faixa de R$ 7 milhões na Estação Ciência, enquanto nós temos uma população que precisa de habitação”, criticou. Na resposta, Cícero fez duras críticas às administrações do PSB na área de saúde. “O nosso orçamento terá uma visão social. Atender a saúde, apoiar a educação e, principalmente, ajudar as pessoas a enfrentarem os seus problemas no dia a dia”, assegurou.
Farpas e frases no debate
Renan x Cartaxo
- Infelizmente é melhor construir obra para turista ver, do que garantir as creches de João Pessoa para atender as mães de famílias tão carentes e necessitadas que trabalham na nossa cidade”, Renan Palmeira para Luciano Cartaxo após ser perguntado qual seria sua política para as creches de João Pessoa.
Renan x Maranhão
Renan
- O senhor já governou a cidade de João Pessoa, aliado com Cícero, aliado com Ricardo Coutinho; e os oito rios que cortam a nossa cidade continuaram poluídos, nada foi feito.
Maranhão
- Era só o que me faltava agora, Renan me responsabilizar pela má gestão dos meus adversários. Renan, aliança se faz, desde que ela tenha o sentido ético e que não fira os princípios.
Cícero x Estela
Cícero
- Não tem jeito a candidata vive repetindo inverdades, a mentira, para ver se torna verdade. Parece que o patrocinador da campanha dela disse que ela tinha que ser candidata só para isso”, Cícero para Estela após ser questionado sobre os processos que enfrenta na Justiça.
Estela
- O senhor tem mais processo do que projetos”, Estela para Cícero Lucena após este ter rebatido a acusação de enfrentar algumas demandas judiciais.
Maranhão x Estela
Maranhão
- A cidade está escura, Estela, você não pode negar isso. A escuridão é aliada dos malfeitores.
Estela
Não adianta ter dor de cotovelo, o senhor não é mais governador, o senhor perdeu a última eleição, quem ganhou foi Ricardo.
Estela x Cartaxo
Estela
- Candidato, na verdade o senhor não responde especificamente porque você desconhece a cidade que quer governar.
Cartaxo
- Quem desses candidatos não sabe que Mangabeira é o maior bairro da cidade? A candidata está querendo dar aula aqui pra gente, estamos falando de coisas objetivas e concretas.
Renan x Estela
Renan
- Quando é o bacana que constrói sobre o rio, estacionamento, prédio, ninguém fala nada; quando é a população pobre que fica na beira do rio, é reprimida de forma violenta.
Estela
- Nem todas as leis pegam, mas a lei não precisa ser utilizada para você não desviar o recurso da educação. É necessário ter ética, correção, saber da importância da educação e fazer o que diz a legislação de licitação do nosso país.
Comentários