POLÍTICA
Prefeitura de João Pessoa recomenda que população evite acender fogueiras no São João
Medida deve proteger população com problemas respiratórios no período da pandemia.
Publicado em 04/06/2020 às 12:14 | Atualizado em 04/06/2020 às 15:41
A Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam) recomendou que a população da capital evite acender fogueiras ou outros materiais e resíduos que comprometam de alguma forma o meio ambiente ou a sadia qualidade da vida, bem como não utilize fogos de artifícios durante o período junino. As orientações foram publicadas numa edição extra do Semanário Oficial da Prefeitura de João Pessoa nesta quarta-feira (3).
Conforme justificou o secretário de meio ambiente da capital, Abelardo Jurema Neto, a medida foi necessária devido a crise de saúde pública causada pelo novo coronavírus (Covid-19) e também para evitar o agravamento de problemas respiratórios em crianças e pessoas do grupo de risco residentes no município.
A portaria da Seman lembra que o Código Municipal de Meio Ambiente, instituído pela Lei Complementar Municipal nº 29/2002, já prevê a proibição em todo território do município de João Pessoa a queima ao ar livre de materiais e resíduos que comprometam de alguma forma o meio ambiente ou a sadia qualidade da vida.
Campina Grande
Em Campina Grande, que concentra o segundo maior número de casos de Covid-19 no estado, o prefeito Romero Rodrigues (PSD) já adiantou que deve editar o um decreto proibindo as fogueiras e fogos de artifício no período junino. A medida deverá estar em um novo decreto que será publicado e manterá as restrições já estabelecidas na cidade quanto ao isolamento social.
A proibição das fogueiras também foi alvo de uma recomendação do Ministério Público, divulgada nesta quarta-feira (3). Ao recomendar a medida, o promotor de Justiça José Eulâmpio Duarte considerou que a poluição atmosférica produzida pela fumaça decorrente desses materiais podem agravar os problemas de saúde das pessoas acometidas por doenças respiratórias, especialmente, pela Covid-19.
Comentários