POLÍTICA
Termina a votação; acompanhe a apuração ao vivo
Rádio Paraíba FM traz apuração paralela à do TRE ao vivo pelo programa Polêmica Paraíba.
Publicado em 07/10/2012 às 17:20
O dia do pleito municipal na Paraíba chegou ao fim, às 17h deste domingo (7), apenas com ocorrências pontuais e foi marcado por tranquilidade, principalmente em João Pessoa. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Marcos Cavalcanti, avaliou a eleição deste domingo como muito tranquila.
Acompanhe a apuração no JPOnline.
Ele ressaltou que foram registrados poucos problemas em urnas e que poucas prisões por crime eleitoral aconteceram em todo o Estado. “A votação foi muito tranquila de Cabedelo a Cajazeiras, o cenário foi de tranquilidade em todo o Estado”, disse Marcos Cavalcanti. Segundo ele, todas as seções funcionaram e as urnas que apresentaram defeito e precisaram ser trocadas não correspondem nem a um 1% do total das máquinas que foram utilizadas pelo TRE nas 223 cidades da Paraíba.
Segundo o Centro de Controle, do Tribunal Eleitoral da Paraíba, três ocorrências de crimes eleitorais foram confirmadas na Região Metropolitana de João Pessoa. Os dados mostram que uma pessoa foi presa por boca de urna no bairro do Valentina, três por aliciamento na Vila Feliz, em Cabedelo, e um homem por injuriar um segurana do governador Ricardo Coutinho durante a votação.
No ginásio Ronaldo Cunha Lima, conhecido como Ronaldão, o movimento foi baixo neste domingo. O local é usado durante os dias de eleição como local de detenção para aquelas pessoas que cometerem algum tipo de crime eleitoral, mas apenas quatro pessoas foram detidas e levadas até lá, para prestar depoimento. Todos as pessoas detidas foram liberadas antes do final do dia.
O Centro Integrado de Operações Policiais informou que as delegacias distritais ficaram abertas e que muitos casos foram resolvidos lá mesmo, o que diminuiu o movimento no ginásio. Segundo a Secretaria de Comunicação do estado (Secom-PB), os Centros de Comando e Controle instalados nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos registraram até as 15h, 26 denúncias de crimes eleitorais.
Urnas
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), ao todo foram substituídas 74 urnas eletrônicas que apresentaram defeito em todo o estado. Todas foram trocadas por urnas eletrônicas de contingência. De acordo com a assessoria de imprensa do TRE-PB, nas eleições 2012 o número total de urnas eletrônicas chega a 10.975.
Votação
A Paraíba tem 2.865.819 eleitores divididos em 223 municípios, sendo 480.237 em João Pessoa e 280.207 em Campina Grande. O número de abstenções ainda não foram divulgados. Segundo a Secretaria de Comunicação do estado (Secom-PB), 90 detentos estariam aptos a votar. Ao todo, são 65 detentas da Penitenciária Feminina Maria Júlia Maranhão (Bom Pastor) e 25 detentos do Presídio Desembargador Flósculo da Nóbrega (Presídio do Róger), ambos localizados em João Pessoa.
Comentários