POLÍTICA
TRE analisa hoje pedido de tropas para Campina Grande
Juiz Breno Wanderley confirmou que pedido de tropas federais será analisado pelo pleno do TRE.
Publicado em 22/09/2014 às 12:47
O juiz Breno Wanderley, do Tribunal Regional Eleitoral, confirmou que levará para julgamento nesta segunda-feira (22) o pedido de tropas federais para Campina Grande. Semana passada ele enviou ofício ao governador Ricardo Coutinho, para que informe se a Polícia Militar tem condições de garantir a segurança no pleito do dia 5 de outubro, na Rainha da Borborema. Segndo ele, não houve a manifestação do governo, mas mesmo assim irá levar o caso para julgamento pelo plenário do TRE.
"Temos urgência devido a proximidade do dia das eleições. Foi dada a oportunidade dele se manifestar. O governador preferiu não se pronunciar. Agora vamos decidir", afirmou o juiz Breno Wanderley.
Na hipótese de o Pleno do TRE aprovar a solicitação de tropas federais, o pedido ainda será encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que decidirá se aprova o envio do Exército para o município.
A solicitação das tropas foi feita pelas juízas das quatro zonas eleitorais de Campina, Deborah Cavalcanti Figueiredo (16ª) , Giovanna Lisboa Araújo (17ª), Michelini de Oliveira Dantas (71ª) e Renata Barros de Assunção (72ª), ao TRE, desembargador Saulo Henriques Benevides. As magistradas alegaram o histórico de acirramento dos ânimos entre as correntes partidárias na reta final da disputa eleitoral.
“Não há registro de nenhum fato marcante que justifique a requisição das tropas ainda, mas as juízas consideraram o histórico das eleições anteriores e decidiram pedir a colaboração do Exército como medida preventiva. A solicitação será avaliada pela Corte e, se for aprovada, seguirá para o Tribunal Superior Eleitoral”, declarou o desembargador Saulo Benevides.
Comentários