icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

TRE-PB termina neste sábado (6) a instalação das urnas eletrônicas

Mais de nove mil urnas serão utilizadas no processo eleitoral da Paraíba.

Publicado em 06/10/2012 às 14:29

Encerra hoje a instalação das mais de nove mil urnas eletrônicas, que serão utilizadas no processo eleitoral 2012, nos 1.735 locais de votação da Paraíba. Em João Pessoa, serão utilizadas mais de 1.300 equipamentos desse tipo nos 194 prédios que foram cedidos à Justiça Eleitoral. As seções serão distribuídas nas cinco zonas eleitorais da cidade.

Todas as urnas serão ligadas até às 18h deste sábado (6). A limpeza e arrumação das salas já ocorreram na última quinta-feira. O processo está sendo acompanhado por policiais militares, que há três dias permanecem de prontidão nos locais de votação, mantendo a vigilância das urnas. Na manhã do domingo (7) as urnas serão entregues para os presidentes de mesa.

“Estará tudo preparado para que as eleições ocorram tranquilamente no Estado. Porém, se ocorrerem problemas a Justiça Eleitoral está preparada”, afirmou a chefe de cartório da 70ª zona eleitoral, Alice Targino.

Para evitar imprevistos e transtornos no dia da votação, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) adotou diversas medidas preventivas. Uma delas é a quantidade extra de urna eletrônica, a Justiça Federal disponibilizou para João Pessoa 127 equipamentos extras, que só entrarão em funcionamento caso ocorra algum problema nas máquinas já instaladas nos locais de votação.

A votação começará às 8h de amanhã e terminará às 17h. Haverá fiscais eleitorais na entrada dos locais de votação, para fechar os portões no momento determinado. No entanto, quem já tiver dentro dos prédios terá o direito a ser atendido, mesmo após as 17h. Para isso, serão distribuídas senhas que garantirão o acesso às cabines eleitorais.

Os eleitores precisarão apresentar documento oficial com foto, que pode ser a carteira de identidade, de habilitação ou de trabalho. Não é obrigatória a apresentação do título eleitoral, mas o TRE/PB recomenda que o documento seja usado, porque facilitará a localização da zona e seção de votação.

Por determinação de lei federal, idosos, gestantes e portadores de deficiências físicas terão prioridade no atendimento. Além dessas pessoas, algumas categorias funcionais que estiverem em serviço, como policiais, bombeiros, jornalistas, servidores da Justiça Eleitoral e de partidos políticos, também não precisarão enfrentar filas para depositar o voto nas urnas.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp