POLÍTICA
TRE reforça cadastramento biométrico na última semana de 2015
A meta é chegar a janeiro do próximo ano com 80% de eleitores cadastrados no total dos 98 municípios.
Publicado em 26/12/2015 às 13:56
Na última semana deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), vai reforçar os trabalhos para cadastrar 348.318 mil paraibanos que ainda não compareceram ao cadastramento biométrico. O tribunal vai atender nos dias 28, 29 e 30 de dezembro, das 7h às 13h e estuda ampliar o horário de funcionamento caso seja necessário.
A meta é alcançar janeiro do próximo ano com 80% de eleitores cadastrados no total dos 98 municípios, independentemente dos resultados individuais de cada município. O cadastramento é obrigatório e gratuito e o eleitor deve comparecer ao Cartório Eleitoral ou Posto de Atendimento no seu município portando título de eleitor, se houver, um documento oficial com foto e comprovante de residência não inferior a três meses.
Mesmo quem não é obrigado a votar, como as pessoas com mais de 70 anos de idade, analfabetos e maiores de 16 e menores de 18 anos, devem fazer o recadastramento. Apesar do voto não ser obrigatório, o documento é, e quem tiver o título cancelado, não receber aposentadoria, pensão, dentre outros prejuízos.
A Justiça Eleitoral pede aos eleitores para não deixarem a biometria para última hora, evitando o cancelamento do título e a consequente impossibilidade de votar nas eleições municipais em 2016, além de ocasionar a perda de programas sociais como o bolsa família, dentre outros.
Comentários