POLÍTICA
Vereador propõe programa de combate ao racismo institucional
Matéria pretende fazer com que seja instituido um programa voltado para o combate à discriminação do povo negro no serviço público.
Publicado em 16/04/2009 às 16:26
Da Redação
Com assessoria
O vereador Bira (PSB) apresentou requerimento na Câmara Municipal de João Pessoa solicitando que a prefeitura implante o Programa Municipal de Combate ao Racismo Institucional. A matéria pretende fazer com que seja instituido um programa voltado para o combate à discriminação do povo negro no serviço público.
De acordo com Bira, existem programas de combate ao racismo institucional em Recife e Salvador, que desenvolvem políticas públicas de combate a discriminação racional, saúde da população negra e ações culturais e educativas para promoção da igualdade racial. “A prefeitura precisa apontar nesta direção para garantir mais avanços no combate ao racismo dentro das secretarias e órgãos municipais. O racismo é visto como uma atitude individual, mas muitas vezes esse tipo de discriminação é fruto de uma atividade coletiva ou institucional”.
Segundo estatísticas raciais, em cada 100 brasileiros abaixo da linha de pobreza cerca de 50 são negros, 25 brancos e outros 25 amarelos e indígenas. Apesar do país crescer em várias áreas, o abismo na condição de vida de brancos e negros permanece inalterado.
O militante do movimento negro e pedagogo, Zuma Nunes, disse que o projeto que institui o combate ao racismo institucional fortalece entidades ligadas ao movimento negro.
“Esse projeto vislumbra possibilidade dos negros obterem igualdade de oportunidades no serviço público. Esse é um passo importante para que as empresas também se adéquem aos princípios da igualdade racial. É comum ver anúncios de jornais “procura- se pessoas de boa aparência. O que muitas vezes está ligado a questão da cor”, denunciou.
Comentários