POLÍTICA
Vereador vai propor cancelamento do título de cidadão de Bolsonaro
Promessa foi feita pelo vereador Jojó, único a votar contra o título. Câmara de Sapé fechou mais cedo durante o protesto.
Publicado em 13/08/2015 às 16:29
O vereador Jojó (DEM) se comprometeu a apresentar uma propositura para a retirada do título de cidadão sapeense concedido pelo vereador Wilton Nascimento (PSB) ao deputado federal Jair Bolsonaro (PP). A promessa ocorreu durante uma manifestação de diversos movimentos sociais na cidade. De acordo com os organizadores, o movimento reuniu cerca de 450 pessoas.
De acordo com Renan Palmeira, presidente do Movimento do Espírito Lilás (Mel) e um dos organizadores, a ação começou com uma aula pública sobre a história política de Sapé, que contou com a participação de estudantes Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Gentil Lins. "As aulas na escola foram suspensas para participação dos alunos na aula pública da história da cidade. Foi muito proveitoso", disse Renan, que afirmou que a concessão da cidadania ao deputado representa uma "negação da história de luta de movimerntos como as Ligas Camponesas de Sapé".
Em seguida, os manifestantes se dirigiram à Câmara Municipal, que já estava fechada antes do horário normal de funcionamento. "Eles encerraram as atividades mais cedo", disse Renan. No local estava apenas o vereador Jojó - único que votou contra a concessão do título a Bolsonaro -, que recebeu um manifesto do movimento e se comprometeu a propor a anulação do título.
A propositura vem gerando polêmica no município e desagradou o próprio partido de Wilton Nascimento. O PSB afirmou, em nota, que Bolsonaro - conhecido pela declarações contrários aos direitos de minorias civis - representa uma "nefasta defesa de práticas conservadoras e eivadas de preconceitos".
Comentários