III Festival Anaydes celebra a produção artística de mulheres, em João Pessoa

Evento acontece em sua terceira edição, nesta sexta-feira (18), das 16h às 23h, no Espaço Mundo.

Foto: Dani Fechine/G1

O Festival Anaydes acontece em sua terceira edição, nesta sexta-feira (18), das 16h às 23h, no Espaço Mundo, em João Pessoa. O evento, que busca celebrar a produção artística de mulheres, é realizado pelo coletivo de mulheres artistas Anaydes. A música do festival fica por conta de Lua Isa, Clara Potiguara, Nathália Bellar, Sinamonis, Ziz, Vitória Ohara, Luah, Jéssica Larissa e DJ Lane Frontt.

A programação começa às 16h, com uma palestra sobre a história de Anayde Beiriz, comandada pela historiadora Luiza Paiva. Em seguida, às 17h, o festival terá animação e palhaçaria com Guadalupe (Palhaça Trovoada) e Vilma (Palhaça Barruada).

Mais tarde, às 18h, oevento segue com um sarau poético que tem presenças confirmadas de Edvirgens e Poetrava. Posteriormente, às 18h30, é a vez do Slam com microfone aberto e apresentações de Isadroga e MC Hirlla. A partir das 19h, começam os shows musicais.

Esta edição do festival tem como tema o Baile de Máscaras, incentivando o cuidado e a prevenção contra a Covid-19. Parte da programação, que acontece na Praça Antenor Navarro até as 19h, é gratuita. Após esse horário, o evento segue no Espaço Mundo com ingressos custando R$10.

Coletivo Anaydes

Para além de dar luz à figura da poeta Anayde Beiriz, o festival tem como objetivo levantar um debate necessário sobre o lugar das mulheres trabalhadoras da arte em nosso estado, a falta de paridade de gênero nos espaços culturais e os frequentes casos de apagamento e abuso dessas trabalhadoras.

O Coletivo de Mulheres Artistas Anaydes surgiu no ano de 2019, como núcleo do Movimento de Mulheres Olga Benário, um movimento de mulheres da classe trabalhadora que tem como ideal o fim da exploração de gênero e do sistema capitalista.