Quarta-feira de Cinzas: entenda o que a data significa e o que é a quaresma

O JORNAL DA PARAÍBA reuniu as principais informações sobre o tema pra te ajudar a entendê-lo.

Calendário 2022, de janeiro a dezembro. Foto: Dani Fechine/Jornal da Paraíba

A Quarta-feira de Cinzas marca o início do período de quaresma da Igreja Católica. Mas, afinal, você sabe o que a data e o período significam no calendário? O JORNAL DA PARAÍBA reuniu as principais informações sobre o tema pra te ajudar a entendê-lo. Confira:

No calendário cristão ocidental, a quaresma tem início nesta quarta-feira (2), e marca um tempo de reflexão e preparação para a Semana Santa, que em 2022 tem início em 10 de abril.

O cristãos, sobretudo os católicos, portanto, dão início hoje a um período de penitência e caridade em preparação para a Páscoa (Mistério Pascal), que marca a morte e ressurreição de Jesus Cristo, para a religião.

O nome “cinzas” simboliza a fragilidade e pequenez humana, e faz apelo também à conversão do ser humano aos preceitos de Cristo.

“Trata-se de um caminho amoroso oferecido por Deus, um caminho de conversão, junto com os irmãos. Através da liturgia da Igreja, este tempo nos convida ao empenho da oração, do jejum e da prática da caridade”, explicou Dom Frei Manoel Delson, Arcebispo da Paraíba, em comunicado dirigido aos fiéis sobre a quaresma de 2022.
A quaresma, no entanto, não se limita apenas ao significado religioso. Especialistas também apontam que é durante a quaresma que a árvore ‘quaresmeira’ floresce em sua forma mais bonita.
Muitas pessoas também questionam se a Quarta-feira de Cinzas é ou não dia útil, já que a data é a extensão das festas de carnaval. Na Paraíba, o Governo do Estado suspendeu o ponto facultativo de carnaval em 2022, em virtude da pandemia da Covid-19. Portanto, assim como os demais dias que antecederam a data, esta quarta (2) é dia útil para o Estado.
Já as prefeituras de João Pessoa e Campina Grande, assim como de vários outros municípios paraibanos, decidiram manter o ponto facultativo de carnaval. Dessa forma, várias repartições municipais e empresas privadas permanecem fechadas nesta quarta (2).

>> Confira o que abre e o que fecha em João Pessoa neste carnaval