Trilha de “Aquarius” é ótima porque é desigual

A música é um dos destaques de Aquarius, o fascinante e perturbador filme de Kleber Mendonça Filho, em cartaz nos cinemas brasileiros desde a última quinta-feira (01).

A opção de Kleber foi por uma trilha preexistente. Como Tarantino e Scorsese gostam de fazer com absoluta maestria.

Muito tem se falado da canção “Hoje”, sucesso de Taiguara. Ela está na abertura e no encerramento do filme. É evocativa de uma época, mas não custa lembrar que Taiguara não era muito bem assimilado pela turma da MPB. O passaporte veio aos poucos, junto com o engajamento político do artista.

A trilha vai do popularesco ao erudito. Por isso é tão boa. Não há preconceitos na escolha. Ela é desigual. Reginaldo Rossi e Villa-Lobos. Roberto Carlos e Queen. Alcione e Gilberto Gil.

Tudo escolhido com muita propriedade.

Vejam o efeito dos vocais arrojados do Queen na cena em que a personagem de Sônia Braga põe “Fat Bottomed Girls” na vitrola, em contraponto aos ruídos que vêm da festa no apartamento do andar de cima.

Ou a delicadeza do choro canção “Pai e Mãe”, de Gilberto Gil, que o sobrinho e a namorada carioca oferecem à tia.

Ou, ainda, as falas sobre Maria Bethânia, provocadas por “Um Jeito Estúpido de te Amar”.

E a criança diante da música de Villa-Lobos? E o brega estilizado de Reginaldo Rossi na noite em que Clara sai para dançar com as amigas? E a voz de Alcione no aniversário em Brasília Teimosa?

Momentos antes, tem a fala sobre Boa Viagem e Pina, Copacabana e Leme. Ricos e pobres. Num pequeno comentário, um retrato do Brasil e suas divisões.

O momento musical que mais me emocionou em Aquarius não foi nenhum desses que mencionei. Foi na festa dos 70 anos da tia de Clara, logo no começo do filme.

No lugar do tradicional “Parabéns pra você”, a família canta um outro: “Saudamos o grande dia/em que hoje comemoras/seja a casa onde moras/a morada da alegria”.

Conhecem? É um “parabéns” com melodia de Heitor Villa-Lobos e letra de Manuel Bandeira!

Era a canção que, na infância, eu ouvia nas festas de aniversário da minha família!

https://www.youtube.com/watch?v=DRd_hkV5Ewo