Gincana com jegues encerra São João de Patos 2017; confira shows

 ‘Jecana’ tem objetivo de preserver vida do animal, e acontece nesta quinta-feira (6).

A Jecana, “uma mistura de jegue com gincana“, segundo a Prefeiura de Patos, volta ao calendário cultural da cidade e a programação do São João da região. A Jecana tem o objetivo de preservar a vida do animal tipicamente nordestino, que já esteve ameaçado de extinção. Em 2017, o festejo vai acontecer no Distrito de Santa Gertrudes, nesta quinta-feira (6).

O evento está previsto para acontecer a partir 15h, no Distrito de Santa Gertrudes, e este ano vai ter um percurso de 90 metros. Qualquer pessoa pode se inscrever, gratuitamente, no próprio local do evento, a partir das 14h, e basta ter o seu próprio animal. “Cada animal vai estar ornamentado ao estilo do dono e é apresentado ao público com muita criatividade”, informa a organização.

O evento este ano traz novidade em suas regras, os participantes vão ter que ter atitudes que não tragam riscos de maus-tratos aos animais. Para isso, estão proibidos o uso de chicotes, esporas e qualquer objeto ou ação que tragam sofrimento aos animais, podendo utilizar apenas as mãos e a voz para conduzir o animal na competição.

Após a Jecana, acontecem os shows que encerram oficialmente a programação junina do São João de Patos 2017. A festa vai contar com apresentações de Adriano Sousa, Sela Dourada, Lúcia do Acordeon e Brasas do Forró.