O que é osteomielite, que fez homem mais alto do Brasil amputar perna

Osteomielite é uma infeção que atinge os ossos e estava impedindo Ninão de andar, há quatro anos.

Ninão se recupera de cirurgia para amputar perna. Foto: Reprodução/TV Paraíba.

Joelison Fernandes da Silva, considerado o homem mais alto do Brasil, com 2,37 metros de altura, precisou amputar a perna direita na última semana. A cirurgia precisou ser feita pois Ninão, como é chamado Joelison, sofria de osteomielite, uma infecção que atinge os ossos, e há quatro anos o impedia de andar. O JORNAL DA PARAÍBA conversou com o ortopedista Sérgio Paredes, que tirou as dúvidas sobre o que é a osteomielite.

O que é osteomielite?

A osteomielite é uma infecção óssea que pode ser causada por uma bactéria, um fungo, um vírus ou um protozoário. 

A infecção pode acontecer após um trauma, quando o agente infeccioso entra no compartimento ósseo no momento da lesão; por via hematogênica ou por contiguidade. Nos três casos, o agente encontra no osso um local propício para se reproduzir.

Infecção por via hematogênica: Imagine que você tem um dente não tratado. A bactéria consegue, através daquele dente, entrar na circulação sistêmica e então se alojar na região do osso. 

Infecção por contiguidade: Você pode ter um ferimento próximo ao local do osso e, a partir deste ferimento, a bactéria entra no compartimento ósseo e se reproduz. 

Quais os sintomas da osteomielite?

Na fase inicial, a osteomielite causa vermelhidão e inchaço na região acometida. À medida em que vai ocorrendo a destruição óssea, também se instala o quadro de dor e, possivelmente, febre, exceto em alguns casos de pacientes imunocomprometidos. 

Quando a doença progride, há o aparecimento de uma pústula, que quando estoura acaba formando uma fístula, que é uma comunicação do osso com o meio externo: o osso está tentando expulsar a informação. Com a fístula, há a produção de secreção, de pus, e inclusive pode sair pequenos fragmentos ósseos. 

Qual o impacto para o paciente?

Com o avançar da doença e a formação da fístula com secreção, a osteomielite começa a gerar um odor fétido. Isso gera um constrangimento social, porque eventualmente o paciente vai precisar trocar curativos, com bastante secreção. A fístula também pode sujar as roupas do paciente e isso leva a um quadro de isolamento social para evitar constrangimentos. 

No caso de Ninão, apesar dos primeiros sintomas surgirem há cerca de dez anos, ele também sentia muitas dores e estava impedido de andar e realizar outras atividades, como trabalhar. 

Como é feito o tratamento da osteomielite?

Em uma fase inicial, o tratamento pode ser feito através de uma medicação endovenosa que pode, em alguns casos, interromper a evolução da doença. 

Na maioria das vezes o tratamento passa a ser cirúrgico, onde abordamos o foco da infecção, retiramos todo o tecido destruído ou contaminado, retiramos a fístula e mandamos uma parte do material para cultura, para ver qual o melhor tratamento para o agente que está causando a infecção.

Nestes casos mais graves, o paciente permanece internado no hospital, fazendo uso da medicação, até receber o resultado da cultura e direcionar o tratamento para via ambulatorial. 

Quando é necessário realizar a amputação?

Em algumas situações, onde a infecção sai do compartimento ósseo e começa a ganhar a via sistêmica, pelo risco da sepse, a amputação passa a ser um método de tratamento. 

No caso de Ninão, como a doença estava afetando a capacidade de andar e trabalhar, ele optou pela amputação para melhorar a qualidade de vida.

Independente do caso, após a amputação pode ser colocada uma prótese no paciente e ele passa a ter uma qualidade de vida melhor do que a que tinha se preservasse um membro acometido.