Secretaria de Saúde monitora familiares de paciente com caso confirmado de ômicron na PB

Primeiro caso da variante ômicron no estado foi identificado em Campina Grande.

Nova variante do coronavírus preocupa a OMS – Foto: Agência Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande (SMS-CG) está monitorando os familiares da primeira paciente identificada com a variante ômicron na Paraíba. A paciente é uma mulher, de 31 anos, que mora em Campina Grande.

O diretor de vigilância em saúde de Campina Grande, Miguel Dantas, informou que os familiares da paciente diagnosticada com a variante ômicron realizaram a quarentena protocolar e não apresentaram variações no estado de saúde, estando todos recuperados.

>> Quais são os novos sintomas da variante ômicron

“Entramos em contato com toda a família, verificamos como foi a comunicância [entre os indivíduos], e não houve contato com mais ninguém além do núcleo familiar. O próprio núcleo familiar fez a quarentena responsável e não tivemos histórico de contágio entre os próprios familiares, haja visto que pessoas idosas também estavam no meio. Isso foi muito positivo. E só circularam depois que se curaram”, disse.

Miguel comentou que a Secretaria de Saúde monitorou o quadro de saúde de todo o núcleo familiar da paciente após o diagnóstico e que os protocolos de biossegurança e a imunização com o esquema vacinal quase completo ajudaram na recuperação rápida e na apresentação leve de sintomas nessas pessoas, que não precisaram de internação em unidade hospitalar.

“Esse monitoramento precisa acontecer porque é um ato contínuo a um diagnóstico. Nesse momento, a vacina foi crucial. Eles tinham o esquema vacinal praticamente completo, e isso foi importante, pois eles tiveram sintomas brandos, que evitassem internação, e da importância do distanciamento social, utilização de máscaras, da higienização foi reforçada, e eles já vinham praticando isso”, completou.

De acordo com a SES, a mulher que testou positivo para a variante ômicron teve contato direto com uma pessoa que voltou de uma viagem de São Paulo. Após esse contato e exposição, começou a apresentar sintomas da Covid-19 no dia 10 de dezembro de 2021.

A paciente realizou o teste para identificação de contaminação por coronavírus no Hospital de Clínicas de Campina Grande no dia 13 do mesmo mês e ano. O exame foi analisado pelo Laboratório Central da Paraíba (Lacen-PB) e o resultado positivo para Covid-19 foi divulgado no dia 14. 

A amostra do teste seguiu para uma nova análise laboratorial realizada na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que identificou a variante ômicron do novo coronavírus na paciente. Ainda conforme a SES, ela tomou duas doses de um dos imunizantes contra a Covid-19.