Uma pessoa com Covid-19 pode infectar outras quatro, em João Pessoa

Taxa de transmissibilidade indica velocidade de infecção do vírus entre uma pessoa com Covid-19 e não contaminados. Secretário executivo de saúde considera índice alto.

Uso de máscara e álcool em gel ajudam a prevenir a Covid-19. Foto: Divulgação.

A taxa de transmissibilidade da Covid-19 tem sofrido um aumento em João Pessoa com o crescimento do número de casos da doença. De acordo com o secretário executivo de saúde da capital, Luís Ferreira, hoje, a taxa de transmissibilidade da doença chega a 4.4 nem João Pessoa. Esse número significa que uma pessoa infectada com a Covid-19 na capital tende a transmitir a doença para mais quatro pessoas.

“É um índice alto de transmissibilidade e eu acredito que ele esteja ainda mais elevado, porque esses dados são de casos confirmados e notificados. Nós temos que ter consciência que estamos diante de uma terceira onda e é uma onda com características diferentes, com uma necessidade menor de ocupação hospitalar, porque a variante Ômicron é menos virulenta e causa a doença menos grave, mas quanto mais gente contaminada, maior a chance de você ter um indivíduo susceptível e que necessite ser hospitalizado”, explicou.

O secretário executivo de Saúde ainda alertou que a tendência é que o número de casos aumente nos próximos dias. “A nossa previsão é que o pico de transmissibilidade aconteça em meados de fevereiro e a maior ocupação hospitalar aconteça no começo de março. Nós ainda estamos numa fase ascendente e é importante que as pessoas entendam que a pandemia não passou, pelo contrário, nós estamos enfrentando uma onda com infectividade nunca vista, transmissibilidade muito rápida. A Ômicron se espalhou pelo mundo com uma velocidade dez vezes superior às outras, então temos que manter todos os cuidados”, concluiu.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta sobre os cuidados necessários para evitar se contagiar com a Covid-19, como o uso de máscara, distanciamento social, além do uso de álcool em gel ou álcool 70%. Além disso, é imprescindível completar o ciclo vacinal, reduzindo assim as chances de contrair a doença de forma grave.