Seis das sete crianças na UTI do Hospital Valentina testaram positivo para Covid-19 após internação, segundo CRM

Apenas uma criança teria entrado infectada pela doença na unidade de terapia intensiva.

Recepção do Hospital Infantil do Valentina – Foto: CRM-PB

Seis das sete crianças internadas Hospital Infantil Municipal do Valentina, em João Pessoa, testaram positivo para a Covid-19 após serem hospitalizadas, segundo informou o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), após fiscalização nesta sexta-feira (18).

Apenas uma criança já entrou infectada pela doença na unidade de terapia intensiva do hospital. “As demais já tinham comorbidades, estavam internadas no hospital e positivaram para covid posteriormente, agravando o estado de saúde. Dos sete pacientes na UTI, dois estão intubados”, explicou o diretor de fiscalização do órgão, Bruno Leandro de Souza.

O JORNAL DA PARAÍBA procurou a Secretaria Municipal de Saúde, e por meio da assessoria de imprensa a pasta disse que divulgaria um posicionamento sobre o assunto, mas isso não ocorreu até a última atualização desta matéria.

Também na inspeção, foi verificado há abastecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), medicamentos, sedativos, além de profissionais em número suficiente. No entanto, os recipientes de álcool em gel, nos corredores do hospital, estavam vazios.

Ainda de acordo com o CRM, o hospital está com um número seguro de taxa de ocupação. Mesmo assim, o órgão deve propor aos gestores a ideia de desmobilizar o hospital para ser centro de referência exclusivo para tratamento da Covid.