Hemocentro da Paraíba está com estoque quase zerado, diz coordenadora

Único tipo disponível é o O+, segundo a coordenadora Shirlene Gadelha em entrevista ao JPB1. Estoque de sangue é necessário para cirurgias eletivas e outros tratamentos.

Foto: Leonardo Silva/Arquivo

O Hemocentro da Paraíba está com o estoque quase zerado. O único tipo disponível atualmente é o O+, conforme informou a coordenadora Shirlene Gadelha, no JPB1 desta quinta-feira (3).

Com o retorno das cirurgias eletivas, a necessidade de estoque de sangue vem aumentando, segundo Shirlene Gadelha. Ela explica que o estoque de sangue é necessário para esses e outros tratamentos.

“Nós sabemos que a demanda tem sido muito grande. As cirúrgias eletivas voltaram a acontecer, os transplantes também em grande quantidde e precisamos ter no estoque para liberar essas bolsas para que os pacientes possam realizar tanto as cirurgias eletivas quanto seus tratamentos”, afirmou a coordenadora.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, estar em bom estado de saúde, pesar mais de 50 quilos e não ter feito tatuagens nos últimos 12 meses. Menores de 18 anos precisam do acompanhamento de um responsável legal. Já os maiores de 60 anos, podem doar caso já sejam doadores. No momento da doação, é necessário apresentar documento com foto.

O Hemocentro da Paraíba funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h30, e aos sábados, das 7h ao meio-dia, avenida Dom Pedro II, 1548. Confira a lista completa dos hemonúcleos distribuídos pelo estado.