Duas cidades da PB têm substâncias de risco à saúde identificadas na água

Moradores de Itaporanga e Água Branca estão entre os que beberam água imprópria entre 2018 e 2020.

Água da torneira. Foto: Lua Lacerda.

Dados inéditos levantados pela Repórter Brasil mostram que água contaminada por substâncias tóxicas, acima do limite da segurança, foram oferecidas nas torneiras em 763 cidades brasileiras, entre 2018 e 2020. Dentre elas, estão duas cidades da Paraíba, Itaporanga e Água Branca, no sertão paraibano. 

Destaque-se que apenas sete municípios paraibanos foram avaliados, os demais não enviaram informações ou compartilharam dados inconsistentes. Ou seja, das cidades analisadas, aproximadamente 35% tiveram a água considerada imprópria para consumo entre esses anos.

Ácidos haloacéticos total e trihalometanos total (subprodutos da desinfecção) foram as substâncias identificadas. As informações podem ser consultadas através do Mapa da Água.

O que são essas substâncias?

De acordo com a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), órgão da Organização Mundial da Saúde, ácidos haloacéticos são classificados como possivelmente cancerígeno para humanos. Em altas concentrações, os ácidos haloacéticos também podem gerar problemas no fígado, testículos, pâncreas, cérebro e sistema nervoso.

O trihalometanos também é classificado como possivelmente cancerígeno. A exposição oral prolongada a esta substância pode produzir efeitos no fígado, rins e sangue.

Como o teste foi realizado?

Os dados são resultados de testes feitos por empresas ou órgãos de abastecimento e enviados ao Sisagua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano), do Ministério da Saúde. Os testes são feitos após o tratamento e a maioria dessas substâncias não pode ser removida por filtros ou fervendo a água.

O que pode ter acontecido?

De acordo com o professor Pedro Vianna da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que integra o laboratório de Estudos e Gestão da Água e Território, em ambos os casos, de Itaporanga e Água Branca, as substâncias são derivadas dos produtos usados no próprio tratamento da água. 

Com certeza deve ter acontecido um manejo inadequado de substâncias como cloro ou outras usadas normalmente no tratamento das águas. Esse manejo inadequado deve ter provocado reações químicas que formaram essas substâncias na água já tratada. Quem está em risco são as pessoas, não as cidades, é uma questão de saúde pública.

Para reverter essa situação, o pesquisador indica que os operadores dos sistemas de tratamento de água nestas cidades devem passar por treinamento e por constante acompanhamento e controle interno das companhias de água, no caso da Paraíba, a CAGEPA. Nos Sistemas da CAGEPA a responsabilidade é do Governo do Estado.

“Alguns sistemas são autônomos e eram apoiados pelo Governo Federal, através da FUNASA, mas como sabemos, o Governo Federal nesta gestão tem cortado gastos em muitas áreas de alcance social e isso debilitou também a FUNASA”, explica o professor do departamento de Geociências.  

Importante notar que o problema não vem da água in natura, quer dizer não é um mal da água na natureza, mas da água tratada, manipulada e alterada pelo homem para se tornar potável, é um problema gerado por ação humana.

Companhia de Água e Esgotos da Paraíba
Cagepa – Regional das Espinharas

Significa que os moradores beberam água imprópria durante esses anos?

O professor Pedro Viana afirma que sim, em alguns momentos isso aconteceu, “mas não quer dizer que isso ocorreu todo o tempo, essas falhas devem ocorrer em alguns dias ou períodos, o que não retira a gravidade do fato”, explica. 

Nesse caso, é preciso esmiuçar os dados de base para saber por quanto tempo isso ocorreu em cada sistema de cada cidade. “Se a contaminação for constante ou recorrente, aí a chance de problemas de saúde são preocupantes e de muita gravidade”, comenta.

O mapa em questão deve servir de alerta aos gestores para melhorar os sistemas de tratamento. Ele, o mapa, indica que há problemas que precisam ser sanados.

E as outras 216 cidades da Paraíba?

Segundo o pesquisador, esse é o ponto mais importante, pois apenas sete dos 223 municípios da Paraíba alimentaram corretamente o Sistema de Controle que montou o banco de Dados, que deu origem ao mapa em questão, ou seja, só 3% dos municípios paraibanos estão no estudo

O pesquisador acredita que podemos inferir que muitos outros municípios paraibanos devem ter problemas com a água ofertada aos moradores.

O que diz a Cagepa

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) disse em nota:
“Sobre as informações contidas no mapa da água, divulgado nesta segunda (7), vimos inicialmente tranquilizar toda a população paraibana sobre a qualidade da água distribuída pela Cagepa no estado. Nossas equipes realizam constantemente o controle da água, conforme os planos de monitoramento definidos pela Portaria de Potabilidade, com aprovação inclusive das Vigilâncias Sanitárias municipais.
Dessa forma, a Cagepa garante a qualidade da água que distribui à população das cidades de Itaporanga e de Água Branca. A empresa vem exercendo ações para aperfeiçoar seus sistemas de tratamento para produzir água de qualidade e reduzir o tempo das ações corretivas, tomando as devidas providências nos casos pontuais de desconformidade. As substâncias questionadas na reportagem possuem um aparecimento pontual e sazonal, acompanhando estiagens rigorosas e recorrentes, como as enfrentadas no nosso Estado nos últimos 5 anos. A companhia, no entanto, mantém-se em alerta e já está tomando providências para que o mesmo não ocorra novamente.
Acrescentamos que, quando são identificados resultados com valores acima do VMP (Valor Máximo Permitido), agimos de maneira rápida, com medidas a curto prazo. As primeiras são ações praticadas na rede de distribuição, como as descargas para limpeza das tubulações e troca da água presente em seu interior, por exemplo. Além disso, fazemos uma avaliação, verificação e investigação no local a partir dos dados obtidos, alertando os setores responsáveis sobre medidas operacionais que podem mitigar os problemas, como correções nas dosagens de cloro utilizadas, por exemplo.
Destacamos por fim que a Cagepa está em alerta constante em relação às substâncias que geram riscos à saúde, e que possam estar presentes na água. Seguimos com o monitoramento da água distribuída, da água tratada e dos mananciais de abastecimento, e, em conjunto, desenvolvendo novas ações e políticas para garantir a entrega de água segura e de qualidade aos cidadãos de Itaporanga e Água Branca”.

O que dizem as prefeituras

Procuradas pelo JORNAL DA PARAÍBA, as prefeituras não se manifestaram até o momento.