Primeiro paciente que recebeu coração transplantado em hospital público da Paraíba recebe alta

Paciente estava há um ano na lista de espera para receber o órgão.

Willis Pereira Evangelista recebeu alta após transplante e comemorou com equipe médica. Foto: Hospital Metropolitano/Divulgação

Willis Pereira Evangelista recebeu alta na tarde desta quarta-feira (20), após transplante de coração realizado no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita. O paciente é o primeiro paraibano a passar por um transplante de coração numa unidade pública de saúde.

Willis, que tem 61 anos, fez o procedimento no dia 26 de março e apresentou excelente recuperação, recebendo alta hospitalar em menos de um mês. “Eu  nasci de novo, graças à generosidade de uma mãe que aceitou doar os órgãos do seu filho e de uma equipe que não mediu esforços para cuidar de mim. Sou grato a todos”, declarou Willis.

O cirurgião cardiovascular responsável pelo transplante, Antônio Pedrosa, reiterou a rápida recuperação do paciente: “Em três dias, ele já se encontrava sem dreno, cateter e marca-passo. O seu corpo correspondeu bem”.

Willis sofria de miocardiopatia dilatada, doença também conhecida como “coração crescido”. Ele estava há um ano na lista de espera pelo órgão, em acompanhamento pelo Ambulatório para Transplante Cardíaco do Hospital Metropolitano. 

A equipe do hospital preparou uma surpresa para Willis na saída do paciente da unidade hospitalar. A esposa dele, Suelly Pereira, estava no local e se emocionou ao lado do companheiro.

A cardiologista clínica e coordenadora do ambulatório para transplante, Tauanny Frazão, comemorou a alta de Willis e relembrou os primeiros atendimentos. Ela disse que sempre mencionava que viria um “coração de 20 anos” para ele. “E fomos surpreendidos pelo poder das palavras e a compaixão de uma mãe em luto que foi capaz de autorizar a doação, e permitir que o nosso paciente continuasse a viver, graças ao coração do seu filho”, completa a médica.

Ambulatório

A equipe da unidade hospitalar pode receber pacientes com insuficiência cardíaca de qualquer município da Paraíba,  por meio de agendamento. O ambulatório do hospital funciona de segunda a sexta e o público pode agendar ligando para o número (83) 3229-9157.

De acordo com o diretor do Hospital Metropolitano, Gilberto Teodozio, a equipe avalia os agendamentos e, caso haja indicação de transplante, o paciente é listado para acompanhamento até a chegada do órgão, da cirurgia e pós cirurgia.