Queiroga admite baixa procura de vacina contra gripe e sarampo, mas isenta Governo

Ministro da Saúde diz que diminuição é uma tendência mundial dos últimos dez anos.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante entrevista coletiva sobre a metodologia de distribuição de doses da vacina Covid-19.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, admitiu nesta sexta-feira (29) que a população brasileira está se vacinando menos contra a gripe e contra o sarampo, mas ponderou que isso não é culpa do Governo Federal. Segundo ele, essa é uma tendência mundial, que vem se refletindo nos últimos dez anos, e que o Brasil apenas segue esse movimento.

“As pessoas têm procurado menos as vacinas”, resumiu.

Ainda assim, ele destacou que o Governo não vai fazer nenhuma medida para “forçar” a população a vacinar e que vai se limitar a realizar campanhas de convencimento.

Queiroga está em João Pessoa neste fim de semana para o Dia D de Vacinação contra a Gripe e contra o Sarampo, que vai se realizado neste sábado (30) em todo o Brasil. Ele disse que o Governo Federal investiu R$ 1,2 bilhão em vacinas contra a gripe e cerca de R$ 280 milhões em vacinas contra o sarampo.

Ele garantiu que tem vacina para todo mundo do público-alvo, que são os idosos acima de 60 anos, os profissionais de saúde, as gestantes e as crianças abaixo de cinco anos.

O ministro pontuou ainda que a campanha de vacinação foi iniciada há três semanas e o país está perto de imunizar 20% da população. “A campanha está indo bem, mas pode melhorar”.