Hemocentro registra baixo estoque de plaquetas e faz apelo para doações

Coleta de plaquetas é feitas através de dois métodos nas sedes do Hemocentro da Paraíba.

Foto: Leonardo Silva/Arquivo

O Hemocentro da Paraíba está com baixo estoque de plaquetas. Nesta segunda-feira (16), a coordenação do local fez um apelo na TV Cabo Branco para que a população doe sangue e o estoque seja reabastecido.

Segundo Valéria Lucena, diretora técnica do hemocentro, a coleta de plaquetas é feitas através de dois métodos: coleta total de sangue e fracionamento das plaquetas, e coleta por aférese. A maior dificuldade do local, segundo ela, é conseguir plaquetas de fator RH negativo.

“É bem complicado pra nós manter o estoque necessário, principalmente das plaquetas fatores negativo, ou seja, sangues do tipo A, B e O negativo.  Todos esses estão escassos”, explicou Valéria Lucena.

Para combater essa escassez, segundo Valéria, é preciso que as famílias realizem campanhas direcionadas ao tipo sanguíneo que o paciente está precisando. Dessa forma, é possível não usar o estoque já armazenado, e ganhar mais sangue.

Precisamos que a população nos ajude a manter esse estoque, que é tão importante”, disse.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos. Menores de 18 precisam estar acompanhados por seus responsáveis legais. Além disso, é necessário pesar acima de 60 quilos, estar bem alimentado e não possuir doenças crônicas.

O atendimento no Hemocentro da Paraíba acontece das 7h às 17h30 de segunda a sexta-feira, e das 7h às 12h aos sábados, em João Pessoa, Campina Grande e várias outras cidades do estado, como Patos e Cajazeiras.