Paraíba registra duas novas mortes por dengue e mais uma por chikungunya

Também foi confirmada a primeira gestante infectada com o vírus Zika em 2022 no estado.

Aedes Aegypti

Neste mês de maio, a Paraíba registrou duas novas mortes por dengue e uma nova morte por chikungunya, totalizando quatro mortes por arboviroses em 2022, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES). No ano de 2022, foram registrados 13.568 casos prováveis de dengue. Já referentes à chikungunya foram notificados 9.332 casos prováveis. Para a doença aguda pelo vírus Zika foram notificados 375 casos prováveis. Totalizando as três arboviroses, a Paraíba já registra 23.275 possíveis casos neste ano.

A primeira morte por chikungunya foi confirmada no início de maio. Tratou-se de uma jovem de 15 anos, cuja morte estava em investigação pela SES desde quando morreu, no dia 8 de março. Sobre as outras mortes confirmadas, uma ocorreu por chikungunya no município de Vista Serrana e duas por dengue, no município de Serra Branca e Santa Rita.

> Médico infectologista dá dicas de como evitar chikungunya e outras arboviroses

>Primeira morte por arboviroses em 2022 na PB é de uma jovem de 15 anos com chikungunya, diz SES

Quando comparado ao boletim anterior, houve um aumento significativo dos casos das três arboviroses, sendo que o boletim atual registrou 13.568 casos de dengue, enquanto no anterior foram 6.773 casos, um acréscimo de 100,32%. Quanto à chikungunya, no boletim atual são 9.332 casos e, no anterior, 4.464, o que significa um aumento de 109,05%. Já a zika, são 375 casos atualmente e 193 casos no boletim passado, um acréscimo de 94,30%.

Os casos prováveis de dengue se destacam em maior quantitativo, seguido dos casos prováveis de chikungunya e após, os casos prováveis de Zika. Importante lembrar que o indivíduo pode adquirir dengue por quatro vezes.

Até o momento, a Paraíba registrou 20 mortes suspeitas de Arboviroses. Destas, 10 estão em investigação, distribuídos em 9 municípios: Patos (1), Santa Luzia (2), Brejo dos Santos (1), Cajazeiras (1), Campina Grande (1), João Pessoa (1), Pombal (1), Mari (1), Serra da Raiz (1). São 6 óbitos considerados como descartados, nos municípios de João Pessoa (1), Bayeux (1), Boa Ventura (1), Mulungu (1) e Jericó (2).

Além disso, neste mês de maio, também foi confirmada a primeira gestante, em 2022, infectada com o vírus Zika. “Continuamos enfatizando junto aos municípios a importância das medidas de prevenção serem reforçadas para os casos das gestantes, principalmente no primeiro trimestre de gestação, sendo um período de risco para infecção por Zika vírus, por ser a fase de formação fetal. Porém os cuidados de prevenção se estendem durante toda gestação”, destaca a SES.