SES identifica problemas na rede de esgoto do Arlinda Marques; atendimentos ambulatoriais são retomados

Suspensão das atividades aconteceu após suspeitos vazamentos de gás na unidade. No entanto, o problema teria surgido a partir de um congestionamento na rede de esgoto nas proximidades do hospital.

O Hospital Arlinda Marques retomou os atendimentos, nesta terça-feira (31), e os pacientes que tinham agendamento entre os dias 24 e 30 de maio, poderão remarcar as consultas na unidade. A suspensão das atividades aconteceu após suspeitos vazamentos de gás na unidade. No entanto, o problema teria surgido a partir de um congestionamento na rede de esgoto nas proximidades do hospital.

O secretário executivo de Saúde, Jhony Bezerra, explicou que a retomada dos atendimentos surge em um contexto de urgência hospitalar porque passa por uma sobrecarga de ocupação de leitos, mas que isso é esperado nesse momento de aumento de casos de síndromes respiratórias, já que a unidade é porta aberta e atende casos de alta complexidade.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) trabalhou em parceria com a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) para desobstruir as redes de esgoto, onde serão realizadas manutenção e limpeza periódicas. Ainda foram instaladas válvulas retentoras e suspiros na caixa de esgoto sanitário, para evitar o retorno de gases pelo sistema.

Também foi providenciada uma régua de medição na caixa d’água para monitorar a elevação do nível, uma vez que este evento pode estar relacionado com bloqueio de fluxo e acúmulo de gases.

A área afetada passou por uma revitalização com manutenção e pintura. Além disso, a Universidade Federal da Paraíba (UBFB) e a Cagepa colheram amostras dos ralos de todos os ambientes do setor afetado para análise e amostras dos efluentes presentes nas caixas de desague.