Saúde da PB recomenda quarta dose de vacina contra Covid-19 para pessoas a partir de 40 anos

Recomendação segue portaria do Ministério da Saúde e tem efeito imediato.

Foto: Arquivo Jornal da Paraíba

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Governo da Paraíba decidiu ampliar a oferta da quarta dose de vacina contra a covid-19 para pessoas com idade entre 40 e 49 anos. A decisão foi baseada na Nota Técnica 176/2022 do Ministério da Saúde e passa a vigorar imediatamente.

Já quem tem 18 anos ou mais e tomou a vacina da Janssen (dose única) passa a ter recomendação da terceira quatro meses após a segunda, conforme Nota Técnica 177/2022 do Ministério da Saúde. Ainda sobre a vacina da Janssen, haverá uma quarta dose para as pessoas com idade a partir de 40 anos, obedecendo ao mesmo intervalo de tempo em relação à dose anterior.

Veja também  João Pessoa vacina todas as idades contra a Covid-19 nesta segunda-feira (27)

A vacina a ser utilizada para as doses de reforço são AstraZeneca, Janssen ou Pfizer. Em relação a novas doses para quem tomou a vacina Janssen, não devem ser incluídas neste grupo gestantes e puérperas, que precisam acompanhar as orientações específicas para sua condição.

A Secretaria de Estado da Saúde destacou a importância da nova determinação do Ministério da Saúde. E informou que comemora a ampliação da vacinação.

A SES informou ainda que o estado tem doses para atender todos os públicos contemplados até agora pelo Plano Nacional de Imunizações. Os municípios estão realizando os pedidos de vacinas quinzenalmente, levando em consideração as doses em estoque e o público alvo de cada localidade.