Julho Laranja: a importância do cuidado bucal na infância

Odontopediatra explica sobre abordagem lúdica e problemas que podem ser evitados na idade adulta com o cuidado preventivo.

Foto: Arquivo pessoal/Michelle Guedes

O mês de julho, período de férias escolares e em que a odontologia infantil é mais procurada no país, foi escolhido para a campanha “julho laranja”. A ação visa informar a população sobre a importância da ortodontia preventiva durante a infância.

A cor laranja foi escolhida por simbolizar alegria, vivacidade e confiança. A campanha também ajuda a estimular o desenvolvimento de hábitos saudáveis na criança, como uma higiene bucal adequada, uma alimentação balanceada e nutritiva e boa noite de sono.

A odontopediatra Michelle Guedes, que atua em João Pessoa, é dentista de bebês, crianças e adolescentes. A profissional atua com um atendimento humanizado para trazer mais segurança ao paciente “para tratar crianças, é preciso mais que destreza manual, diagnóstico correto e conhecimento, antes de começar qualquer manobra deve-se explicar e mostrar a criança o que será feito através de alguma abordagem lúdica. Isso facilita bastante a aceitação ao tratamento odontológico, trazendo segurança para a criança na hora do atendimento”, relata a dentista.

Julho Laranja: a importância do cuidado bucal na infância
Foto: Arquivo pessoal/Michelle Guedes

Brincadeiras, histórias positivas e até mesmo relatos de boas experiências no dentista, fazem com que a criança crie uma imagem positiva sobre a ida ao consultório. Além disso, é importante acompanhar a criança na hora da escovação e preferencialmente de forma lúdica, deixando ela sempre segura nesse momento.

Julho Laranja: a importância do cuidado bucal na infância
Foto: Arquivo pessoal/Michelle Guedes

Segundo Michelle, o cuidado com a saúde bucal começa desde bebê, no primeiro ano de vida, para que os pais ou responsáveis recebam todas as orientações para aquele momento ou para um futuro próximo. O cuidado preventivo, além de evitar as cáries, previne problemas na mordida e na face.

Apesar da necessidade de acompanhamento no primeiro ano de vida, a odontopediatra explica que não é necessário fazer a higienização da cavidade oral do bebê “estudos mostram que bebês que não possuem dentes, se for higienizada a gengiva aumenta a chance de colonização por candida ssp (um tipo de fungo)”, alerta.

Os principais cuidados para garantir a saúde bucal são diminuir a alimentação rica em açúcar, escovação diária com pasta fluoretada, usando a quantidade adequada. “Os cuidados bucais e as visitas periódicas ao dentista previnem vários problemas dentários na idade adulta, inclusive terapias mais complexas devido a doença cárie, como tratamento de canal e implantes”, informa Michelle Guedes.

O cuidado na infância previne dentes desalinhados; Perda de dentes de leite antes da hora, levando a necessidade de um aparelho para manter o espaço para o dente permanente; Palato (céu da boca) estreito e mordida cruzada posterior precisando de uma expansão no osso maxilar; Pacientes com a mordida cruzada anterior; Mordida aberta anterior que se caracteriza pela ausência de contatos nos dentes anteriores.

Problemas de mordida quando tratados na infância também são mais facilmente corrigidos, inclusive quando envolvem questões ósseas. Como o paciente ainda está em crescimento, a terapia se torna mais fácil e os resultados do tratamento são mais estáveis, explica a odontopediatra.

Julho Laranja: a importância do cuidado bucal na infância
Foto: Arquivo pessoal/Michelle Guedes