Anvisa aprova aplicação da vacina CoronaVac em crianças de 3 a 5 anos

Secretaria de Saúde da Paraíba aguarda recomendações para poder saber como e quando as doses serão aplicadas.

Doses de vacina Coronavac

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a extensão de uso emergencial pediátrico da vacina CoronaVac para a faixa etária de 3 a 5 anos, em reunião colegiada, nesta quarta-feira (13). Segundo a decisão, o esquema vacinal aprovado segue o mesmo protocolo que é aplicado em crianças maiores de 6 anos e adultos, com mesma dosagem e intervalo de 28 dias entre aplicações. 

O Butantan informou que a eficácia da CoronaVac em crianças de 3 a 5 anos foi comprovada não só por estudos clínicos controlados, como também por dados epidemiológicos do mundo real, que demonstram a sua efetividade. 

De acordo com o instituto, no Brasil, 15% das internações ocasionadas por Covid-19 são de crianças menores de 5 anos. Além disso, a média de óbitos nesta população é de duas mortes por dia, o que as classifica como o grupo mais vulnerável à doença. 

Após aprovação pela Anvisa, o Butantan espera agora que o imunizante seja incorporado ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, de acordo com a demanda necessária e mediante contratação. A Secretaria de Saúde da Paraíba informou que “ainda estamos aguardando as definições do Ministério sobre se e quando vai ser incorporado ao PNI”.

Aplicação da CoronaVac em crianças de 3 a 5 anos em outros Países

O Chile aplica a CoronaVac em crianças de 3 a 5 anos desde dezembro de 2021 e os dados de farmacovigilância mostram que a vacina foi a mais segura para essa população, apresentando a menor taxa de eventos adversos registrada em relação à outra vacina administrada em crianças no país, de RNA mensageiro. 

Além do Chile, outros países como China, Colômbia, Tailândia, Camboja, Equador e o território autônomo de Hong Kong já administram a CoronaVac em crianças de três anos ou mais.