O que é a vasculite, doença que impediu Ahston Kutcher de ver, andar e ouvir temporariamente

Raro grupo de doenças que afeta vasos sanguíneos foi detectado no ator norte-americano Ashton Kutcher que, após tratamento, revelou o fato em recente entrevista.

Foto: Divulgação/Jobs

O ator norte-americano Ashton Kutcher, revelou que ficou sem ver, andar ou ouvir por causa da vasculite, que é uma doença autoimune. A recente entrevista foi ao ar no programa ‘Celebridades à prova de tudo: desafio’, da National Geographic. 

Kutcher revelou que sofreu de um tipo de vasculite há três anos e teve um grave quadro de sintomas da doença, mas não especificou qual o tipo de vasculite. 

“Três anos atrás, eu tive uma forma estranha e super rara de vasculite, que derrubou minha visão, minha audição e meu equilíbrio. Você realmente não aprecia isso [os sentidos] até perder. Até que você entende, ‘eu não sei se eu vou ser capaz de enxergar de novo, poder ouvir de novo, não sei se vou conseguir andar de novo. Tenho sorte de estar vivo’’’, disse o ator de 44 anos. 

O que é a doença que afetou o ator? 

Existem vários tipos de vasculite, mais de 20. Várias delas são leves e os sintomas fáceis de tratar, segundo a especialista Bruna Chu, reumatologista e professora de Medicina da Universidade Positivo em Curitiba. 

“Vasculite significa inflamação da parede do vaso sanguíneo. Isso pode resultar no estreitamento e até fechamento dos vasos, o que leva à falta de sangue para diferentes orgãos”, explica. 

No entanto, há formas mais pesadas da doença, de acordo com a especialista. “Outras [formas], que tendem a causar consequências mais graves, acometem o sistema nervoso central, pulmões, rins, olhos e aparelho auditivo. Quanto mais acometimentos eu tenho, mais grave o quadro é.’’

Ainda de acordo com informações dadas pela médica, os tipos de vasculite são diferenciados pelo tamanho e localização dos vasos afetados e classificadas em dois campos, primárias e secundárias. 

“As vasculites primárias são aquelas nas quais os vasos sanguíneos são os alvos principais da doença. Ainda há a classificação de acordo com o tamanho do vaso: grandes, médios, pequenos ou vasos variáveis’’. Para estas não há causas conhecidas. 

Já sobre a secundária, a médica explicou que “pode ser outra condição autoimune, infecção secundária, principalmente virais, como hepatite e até covid-19, medicamentos ou até pelo contato com levamisol, um componente da cocaína”.

Os sintomas mais comuns da doença incluem lesões na pele (como púrpura, urticária e erupções), fadiga, fraqueza, febre, dor nas articulações, alterações na visão (como dor e vermelhidão nos olhos), dor de cabeça, congestão nasal e sangramento no nariz, falta de ar, dor abdominal, problemas renais (urina escura), emagrecimento e problemas nos nervos (dormência, fraqueza e dor).

Diagnóstico e tratamento 

Bruna Chu explica que o diagnóstico da doença não é fácil e passa por exames laboratoriais de sangue e imagem, como dos rins, fígado, hemogramas, tomografias, ressonâncias magnéticas, variando conforme os sintomas de cada paciente. 

“O diagnóstico não é fácil. Depende da avaliação dos sintomas, exames complementares e muitas vezes precisamos excluir outras doenças que têm manifestações semelhantes”, destacou. 

Caracterizada como uma doença autoimune, ou seja, causada pelo próprio organismo do paciente, quando não há quadros secundários por trás do aparecimento, as vasculites podem ser tratadas com o uso de medicamentos imunossupressores, incluindo, dependendo do caso, corticosteróides, imunobiológicos ou imunossupressores convencionais, que vão auxiliar no controle dos anticorpos que atacam os vasos sanguíneos. 

No caso de Ashton Kutcher, o ator ressaltou que se recuperou da doença em um intervalo de um ano, mas quem é diagnosticado com vasculite precisa ser acompanhado por médicos até o fim da vida.

*com informações do g1