Novo decreto deve fechar “quase tudo” nos fins de semana em cidades da Paraíba

Por LAERTE CERQUEIRA 

Novo decreto deve fechar "quase tudo" nos fins de semana em cidades da Paraíba
Foto: Beto Silva/TV Paraíba

O governo da Paraíba não vai manter as mesmas medidas do decreto atual para as 211 cidades que estão na bandeira laranja, mas também não vai endurecer 100%, fechando a maioria das atividades por 15 dias, como prevê o Plano Novo Normal.

Em compensação, o meio-termo, de acordo com que apurou o Conversa Política, é aumentar o rigor das medidas nos próximos dois fins de semana. Vai fechar quase tudo.

Se não houver recuo, ou reanálise até o fim da tarde, quando o novo decreto deve ser publicado, só vão ficar abertos os serviços essenciais.

Ou seja, bares, restaurantes, lanchonetes, o comércio em geral ficarão fechados e não vão poder receber clientes de maneira presencial. Shoppings podem entrar no pacote. Ainda não há informações sobre o funcionamento das academias. É como se fosse decretado “feriado” nos dois fins de semana.

Em entrevista ao Bom Dia Paraíba, hoje (09) de manhã, nas Tvs Cabo Branco e Paraíba, o governador João Azevêdo adiantou algumas medidas que vão estar no novo decreto:

  • renovação do toque de recolher das 22h às 5h
  • adoção de trabalho remoto em todas as repartições públicas
  • multa para quem não usar máscara em locais públicos
  • multa para estabelecimentos que não exigirem o uso de máscara
  • alteração de horário de abertura e fechamento de alguns setores do comércio e serviço para evitar aglomeração em ônibus

Contaminação rápida e leitos lotados 

As medidas tem como base a nova classificação das bandeiras, a ocupação veloz dos leitos, mesmo com as últimas aberturas e a velocidade de contaminação.

A Paraíba tem, atualmente, 08 municípios na bandeira vermelha, 211 na laranja, 04 na amarela e nenhum na verde. Os dados são da 20º rodada de classificação do governo da Paraíba.

95% dos municípios paraibanos encontram-se em bandeira laranja, um significativo aumento em relação à 19ª avaliação, na qual 62% dos municípios encontravam-se nesta bandeira. Agora, são 4% na vermelha.

A ocupação de leitos, há pelo menos 10 dias, não sai dos 90% na Região Metropolitana e no Sertão. Na Região de Campina fica entre 70% e 80%.

Novo decreto deve fechar "quase tudo" nos fins de semana em cidades da Paraíba