Prefeita de Coremas, Chaguinha de Edilson, morre em decorrência da covid-19

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA

Prefeita de Coremas, Chaguinha de Edilson, morre em decorrência da covid-19
Foto: divulgação/Facebook

A prefeita de Coremas, Francisca das Chagas, mais conhecida como Chaguinha de Edilson  (PDT), morreu na manhã desta terça-feira (23), aos 62 anos de idade. Ela estava internada no hospital da Unimed, em João Pessoa, desde o último dia 9 de março para tratamento da covid-19 e não resistiu.

A morte foi confirmada pela família no perfil particular da gestora no Facebook.’Informamos a todos os amigos da família que nossa mainha nos deixou hoje pela manhã. Agradecemos as orações e as mensagens de carinho de todos. Ainda hoje retornaremos para Coremas.”, anunciaram os familiares.

De acordo com informações da prefeitura de Coremas, não terá velório, mas será feito um cortejo fúnebre a partir da entrada da cidade, em carro do Corpo de Bombeiros, passando por algumas ruas da cidade, e apenas duas paradas, sem descer o caixão: uma na frente da igreja Matriz e outra em frente à Prefeitura. Depois segue para o cemitério, onde só os familiares terão acesso.

Prefeita de Coremas, Chaguinha de Edilson, morre em decorrência da covid-19
Foto: reprodução/Facebook
Prefeita

Chaguinha de Edilson era prefeita reeleita no pleito de 2020 ao lado do vice, Irani Alexandrino, que vinha respondendo interinamente.

Duas das últimas medidas da gestora antes da internação foi justamente com relação à pandemia. Em 24 de fevereiro, ela publicou um decreto com restrições no município, com o objetivo de conter o avanço da doença. Já em 2 de março, ela publicou uma “manifestação de interesse público” informando que o município queria fazer parte de consórcio público com o Governo da Paraíba e outras prefeituras paraibanas para a compra de vacinas diretamente com as farmacêuticas, sem e mediação do Ministério da Saúde.

Pesares

O governador João Azevêdo se solidariza com familiares e amigos de Chaguinha de Edilson e expressa condolências pela perda irreparável.

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) lamentou a morte da gestora. “Lamentamos mais uma morte para essa doença que tem causado grandes perdas e desestruturado famílias por todo o mundo. Deixamos os votos de mais profundo pesar aos familiares, amigos e correligionários da prefeita Chaguinha que dedicou grande parte da sua vida em defesa da população e do municipalismo”, disse George Coelho, presidente da Famup.

O senador Veneziano (PSB), vice-presidente do Senado, prestou homenagem à Chaguinha lembrando do último encontro que teve com a prefeita, em Brasília.

O prefeito Cícero Lucena lamentou o falecimento da prefeita de Coremas. “Como é triste perder amigos e companheiros de jornada. Chaguinha é mais uma mãe, amiga e gestora que tem a trajetória interrompida por um inimigo tão impiedoso, como esse vírus, que vem atingindo famílias em todo o mundo. Deixo aqui os votos de mais profundo pesar aos familiares, amigos e aliados da prefeita, que tem um histórico em defesa da população e do desenvolvimento do nosso estado. Que Deus em sua infinita misericórdia console a todos neste momento de dor”, disse Cícero Lucena.