Queiroga escolhe crítico da cloroquina defendida por Bolsonaro para combate à covid-19

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA*

O paraibano Marcelo Queiroga, novo ministro da Saúde, anunciou o nome do médico Carlos Carvalho para coordenar um grupo que vai definir os protocolos de tratamento da Covid-19. Professor da USP, ele é dos maiores críticos do país sobre a utilização da cloroquina, remédio defendido pelo presidente Jair Bolsonaro.

Carlos Carvalho foi anunciado por Queiroga na entrevista à imprensa de ontem (24) na frente do presidente, que mesmo assim voltou a defender o tratamento preventivo, na coletiva.

Carvalho é membro do centro de contingência do Covid-19 de São Paulo, criado pela gestão do  governadorJoão Doria (PSDB-SP). Segundo informações da Folha, a indicação teria pego de surpresa e incomodado o tucano, que tem pretensões em disputar à presidência em 2022.

Ao contrário do presidente, Carvalho vem desde o início da pandemia apontando que a cloroquina não tem comprovação de eficácia do medicamento. Ele também faz criticas ao ‘kit covid’ distribuído por alguns prefeitos.

O novo ministro da Saúde pediu os protocolos usados no Hospital das Clínicas e no InCor, onde ele trabalha, para levar a todo Brasil.

“Nós constituímos na secretaria especial de combate à pandemia um núcleo técnico, que vai ser coordenado pelo professor Carlos Carvalho, titular da Universidade de São Paulo, que vai coordenar os protocolos assistenciais da Covid-19. Onde se disciplinará todos os cuidados em relação à instituição. Por exemplo: quando é que um paciente precisa ser internado? Quando precisa de reposição de oxigênio? Qual é a melhor técnica de reposição de oxigênio? Quais são os marcadores que solicitamos para avaliar a gravidade da doença? Quando é que instituímos terapia com corticoide? Quando é que devemos usar anticoagulantes?”, disse Queiroga.

*Com informações da Folha