Rosa Weber suspende inquérito aberto pelo STJ para investigar ex-integrantes da Lava Jato

Rosa Weber suspende inquérito aberto pelo STJ para investigar ex-integrantes da Lava Jato
Rosa Weber, ministra do STF Foto: Carlos Moura/SCO/STF

A ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, suspendeu inquérito aberto pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins, contra procuradores da Lava Jato.

Na decisão, a ministra disse que a investigação ficará suspensa até análise da Primeira Turma.

A investigação aberta por Humberto Martins, de ofício, tem como base a troca mensagens entre procuradores hakeadas. Os investigados são Luiza Frischeisen, Eduardo Pelella, Januário Paludo, Orlando Martello Júnior, Deltan Dallagnol e Diogo Castor de Mattos.

Esta semana o presidente da Associação Nacional do Procuradores da República, o paraibano Fábio Geórge, disse que o inquérito é recheado de ilegalidades. A começar pela abertura feita pelo juiz que, nesse caso, julga e investiga. Uma “violação ao sistema acusatório”, segundo ele. Geórge também criticou o uso de conteúdo ilegal para basear o inquérito.

Em recurso ao STJ, o subprocurador geral da República, José Adonis Callou de Araújo Sá, também ressaltou a inconstitucionalidade da investigação, que usa prova ilícita para “para investigar e punir”.

Segundo jornal O Globo, detalhes da investigação indicam ainda que Martins quer investigar as razões pelas quais ele e seu filho, o advogado Eduardo Martins, foram delatados pelo ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, cuja negociação teve início na força-tarefa de Curitiba.