Em março, 40 pessoas morreram de Covid-19 por dia, na Paraíba. O que vamos fazer para abril ser menos trágico?

Por LAERTE CERQUEIRA

Em março, 40 pessoas morreram de Covid-19 por dia, na Paraíba. O que vamos fazer para abril ser menos trágico?
Foto: Jornal da Paraíba

O mês de março foi o mais letal de toda a pandemia na Paraíba. 1.248 mortes em 31 dias. O mais perto disso foi 834 em julho do ano passado.

Foi uma média de 40 pessoas morrendo diariamente. O que vai acontecer em abril? O que vamos fazer para evitar que seja um mês mais trágico?

A partir do dia 05 de abril, segunda-feira, um novo decreto entrará em vigor no estado. Não será mais rigoroso do que este que estamos.

Governos não vão pagar mais o preço político do fechamento do comércio em geral, que está sangrando, mesmo com todas as “ajudas”.

Os leitos serão abertos até onde os limites se impõem. Mas o que será definidor, com toda atividade produtiva aberta em horários ajustados, é o comportamento coletivo. E, já vimos, que é palavra bonita, para pouca ação.

Ficou provado que por mais que o poder público abra leitos é a velocidade de contaminação que define para onde vamos.

Então, se puder, evite ir ao mercadinho cheio, à feira lotada, à festa, ao encontro com aglomeração, proteja-se. Não morra e não mate.

Das prefeituras, continuemos cobrando fiscalização contra quem descumpre as regras e faz com que todos paguem.

Vamos continuar cobrando mais ônibus nas ruas para salvar trabalhadores que não podem parar e são obrigados a ir para um “campo de contaminação”. Cobrando compromisso de empresas com a saúde de seu funcionários.

Todo mundo já sabe o que fazer depois de um ano de dias bons e outros péssimos. Também sabemos que o fim não está próximo.

Não sei se perceberam, mas, com os nervos à flor da pele, fadiga de tudo, mais do que nunca, será a hora de se salvar e proteger os seus. O cansaço pode bater, mas a morte é bem pior.

Não queira e não aceite participar dessa loteria.

Mortes na Paraíba

2020

Março/20: 1
Abril: 66
Maio: 293
Junho: 617
Julho: 834
Agosto: 639
Setembro: 374
Outubro: 277
Novembro: 194
Dezembro: 377

2021
Janeiro: 384
Fevereiro: 440 (28 dias)
Março: 1248 (31 dias)