Sinal de alerta para Covid-19: número de cidades da Paraíba na bandeira laranja passou de 14 para 153 

Por LAERTE CERQUEIRA e ANGÉLICA NUNES

Sinal de alerta para Covid-19: número de cidades da Paraíba na bandeira laranja passou de 14 para 153 

Durante a semana, autoridades de Saúde da Paraíba alertaram para o aumento de internações nas UTIs Covid-19. Prefeitos adotaram medidas mais restritivas, até toque de recolher, quando detectaram o aumento de casos na suas cidades. Em Campina Grande, o prefeito Bruno Cunha Lima (PSD), publicou decreto com mais restrições.

Hoje, o relatório de a 25ª avaliação do Plano Novo Normal confirmou o que era previsto: o aumento de cidades que saíram da bandeira amarela para a laranja. Regressão no quadro.

No último relatório, dia 01 de maio, eram 6% na bandeira laranja, 14 municípios. Agora, são 69%, 153  cidades da Paraíba nessa situação. Outras 60 permaneceram na bandeira amarela e 10 estão na vermelha.

O balanço das novas bandeiras passa a valer no Estado a partir desta segunda-feira (17). Ele deve embasar a edição de novos decretos com medidas oqra conter o avanço da Covid-19.

A cor laranja exige medidas mais restritivas para aumentar o distanciamento social, diminuir aglomeração e evitar mais contaminações.

Diretrizes adaptadas  

O Plano Novo Normal é a matriz de orientação do estado para o funcionamento das atividades econômicas, indicando quais segmentos devem funcionar. Mas, há algum tempo, por conta da pressão de alguns setores comerciais, religiosos nem prefeituras, nem o governo do estado, têm seguido à risca as diretrizes que compõe cada cor.

O avanço da contaminação deve gerar novos decretos menos flexíveis para evitar o que vem sendo chamada de 3º onda, prevista para junho.

Dados do sábado

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, neste sábado (15), 1.091 casos de Covid-19. Entre os confirmados hoje, 19 (1, 7%) são casos de pacientes hospitalizados e 1.076 (98,6%) são leves. Agora, a Paraíba totaliza 308.633 casos confirmados da doença. Também foram confirmados 23 novos óbitos desde a última atualização, sendo 18 ocorridos nas últimas 24h. Com isso, o estado totaliza 7.201 mortes.

>Confira aqui a nova classificação dos municípiosda PB