Angélica Nunes
Laerte Cerqueira

Prefeitura de Cajazeiras decreta toque recolher e diminui horário de funcionamento de bares e restaurantes

Por LAERTE CERQUEIRA e ANGÉLICA NUNES 

Foto: G1/José Cavalcante/ TV Paraíba

Mais uma cidade decidiu que não dá para manter as flexibilizações como estavam. O aumento dos casos de Coronavírus em Cajazeiras e a ocupação de 100% dos leitos hospitalares do Sertão levou o prefeito Zé Aldemir a adotar medidas mais restritivas para tentar conter o avanço do vírus.

Um novo decreto foi publicado ontem (16), no O Diário Oficial,  com medidas mais restritivas para diminuir a circulação e aglomeração de pessoas em determinados locais e horários.

Entre as mudanças mais significativas, a diminuição do horário de funcionamento de bares e restaurantes, que só poderão atender, presencialmente, até às 18 horas. Depois desse horário, só delivery. A ocupação, quando estiverem abertos, só pode ser de 30% naqueles que só tem ambiente fechado e 50%, se for aberto. 

A prefeitura também adotou toque de recolher de 22 horas às 5 horas da manhã.  Só deslocamento essencial e comprovado vai ser permitido.

Salões de beleza

Salões de beleza, barbearias e demais estabelecimentos de serviços pessoais, só poderão atender, exclusivamente, por agendamento prévio e sem aglomeração de pessoas nas suas dependências;

Missas e cultos 

As realizações dos cultos religiosos presenciais poderão ocorrer com apenas 30% da capacidade total do templo, podendo chegar a 50% da capacidade com a utilização de áreas abertas e observância de todas as medidas de prevenção.

Veja também  Pesquisadores relatam impactos socioambientais das grandes usinas solares e parques eólicos na Paraíba

Transporte de pessoas

Em relação aos serviços de táxi, os veículos deverão limitar seu fluxo de passageiros ao máximo de três passageiros por corrida; no que diz respeito aos serviços prestados por meio de Vans e similares, estes deverão limitar o seu fluxo a 30% da sua capacidade. Em relação ao serviço de mototáxi da cidade de Cajazeiras, deve ser realizado evitando a aglomeração nos postos de trabalho, fazendo a higienização da motocicleta e capacete entre uma corrida e outra.

Atividades de ensino 

O ensino público permanecerá de forma remota, sendo vedado o funcionamento de forma híbrido ou presencial em todo o território municipal.

O ensino privado funcionará de forma remota, sendo vedado o funcionamento de forma híbrido ou presencial. Nos dois casos (privado e público), poderão funcionar apenas estágios com carga horária obrigatória determinada pelo MEC para os alunos concluintes de cursos técnicos e superiores; poderão ser realizadas presencialmente em hospitais, clínicas e congeneres, com observância do todas as normas de prevenção, e protocolos da vigilância sanitária.

Continuam suspensas as atividades:

Balneários, área de laser, shows musicais,festivais culturais, vaquejadas, bolões de vaquejadas, cavalgadas, passeatas, carreatas, parques de diversões, brinquedos para crianças em bares e praças públicas;

Veja decreto na íntegra