Governo da Paraíba admite fila de espera para leitos Covid-19

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA

Governo da Paraíba admite fila de espera para leitos Covid-19
Foto: divulgação/CRM-PB

Com a ocupação de leitos de UTI e de enfermaria contra a Covid-19 sobrecarregados no fim de semana, o governo do estado já admite que a Paraíba está em seu pior momento. Em entrevista ao Bom Dia Paraíba, na manhã desta segunda-feira (7), o secretário de estado da Saúde, Geraldo Medeiros, disse que já há fila de espera por leitos especializados para o tratamento da doença. “É o pior que nos encontramos ao longo da pandemia”, declarou.

Geraldo Medeiros lembrou que a Paraíba chegou, neste fim de semana, a uma média de 84% de ocupação de leitos UTI Covid-19 e 85% de leitos de enfermaria para Covid-19. Campina Grande tem um pior resultado, atingindo 101% em relação aos leitos de enfermaria. Quando aos leitos de UTI, o pior quadro é no Sertão, com 93%.

Mesmo a capital com 80% de UTI e 75% nas enfermarias, o secretário pontuou que a situação é crítica, já que João Pessoa é a capital do Nordeste com a maior taxa de transmissibilidade dentre as capitais nordestinas. Outro complicador é os números são dinâmicos.

Segundo o secretário, ainda não temos aquela situação de pessoa em ambulância, sem conseguir vaga em hospital, mas a situação grave.

“Há pessoas esperando dentro de unidades hospitalares e UPAs porque há uma ocupação intensa”, afirmou Medeiros.

O governador João Azevêdo (Cidadania) também esboçou preocupação com a fila de espera, em evento promovido por ele, no Centro de Convenções, hoje (07). Segundo ele, é um risco que o estado corre diante desse cenário de alta transmissibilidade da Covid-19 entre a população, tratada com por ele como ‘terceira onda’, principalmente em João Pessoa, onde a taxa é alta.

“Quando se tem uma abertura muito grande, quem perde não o estado ou município, quem perde é a população, que vai se expor mais, que vai depender, muitas vezes de um leito de UTI, que, às vezes, pode até não ter no momento. Nós estamos hoje com fila de espera no estado e isso nos preocupa muito”, afirmou o governador.