Ruy solicita informações ao MS sobre ações para pessoas com sequelas da Covid-19

Por LAERTE CERQUEIRA e ANGÉLICA NUNES

Ruy solicita informações ao MS sobre ações para pessoas com sequelas da Covid-19
Foto: Agência Câmara

O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) apresentou requerimento na Câmara dos Deputados para que o Ministério da Saúde envie informações sobre as medidas adotadas pela pasta para tratamento e recuperação dos brasileiros afetados por sequelas da Covid-19, assim como dados sobre o número de pessoas afetadas no país.

O parlamentar quer colocar luz nos problemas de pessoas que relatam sintomas deixados pela doença.

Ruy usou dados da PubMed and Web of Science que mostram que 73% dos pacientes relatam pelo menos um sintoma persistente – que dura semanas ou meses.

Um estudo realizado nos Estados Unidos, segundo ele, apontou 379 diferentes doenças possivelmente relacionadas à Covid-19, sendo as mais comuns doenças neurológicas, hepáticas, trombose, AVC, depressão e perda de massa muscular.

“Com mais de 18 milhões de pessoas recuperadas da Covid-19, o Brasil enfrenta também uma epidemia silenciosa. A síndrome do pós-covid afeta em torno de 80% dos recuperados, que mesmo após a cura da doença continuam a sofrer com sequelas. É necessário termos políticas públicas para lidar com esse problema”, explicou.

O parlamentar registrou que estados precisam iniciar programas de reabilitação e acompanhamento de pessoas que tiveram Covid-19. “Esse tipo de atenção especializada nos momentos seguintes à recuperação é imprescindível para impedir as sequelas se tornem problemas maiores a longo prazo”, cobrou Ruy Carneiro.

Documento e serviços 

O documento solicita ao Ministério da Saúde informações com lista das sequelas, apontando quais são de curto, médio e longo prazo e a porcentagem de afetados entre recuperados, assim como pede a apresentação de estudos e protocolos para a atuação do Sistema Único de Saúde no tratamento das sequelas da COVID-19.

De acordo com ele, é preciso que orientações sejam ofertadas pelo ministério para realização dos serviços de reabilitação, assim como oferecer atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Veja o documento 

Com informações da Assessoria