SAÚDE
Alterações na voz podem ser sintomas de doenças mais graves
Você sabia que algumas doenças podem se manifestar com alterações da voz. É importante estar alerta a sintomas que duram mais de 15 dias, principalmente se você fumante ou etilista.
Publicado em 16/04/2021 às 21:02 | Atualizado em 05/02/2024 às 11:44
Veja reportagem sobre alterações da Voz no JPB1.
Esses dias, comemoramos a semana mundial da voz.
Algumas alterações da voz podem significar doenças mais sérias.
Pois você sabia que a voz diz muito sobre o nosso estado de espírito, é um cartão de visita e mais ainda, pode dizer muito sobre a sua saúde?
Nós sabemos que diversos órgãos podem manifestar problemas por alterações na voz. Ao longo da vida, a voz vai mudando. Idosos tem voz mais fraca e exigem mais esforço.
Podemos dizer que doenças neurológicas, estomacais e até respiratórias comprometem o som da voz.
Falar com máscara pode ser mais cansativo: alterações na voz decorrem de esforço
Ainda esse ano, a pandemia de covid nos trouxe algo mais sério, fomos obrigados a falar com máscara. Isso tem exigido um esforço bem maior.
Portanto, evite falar alto, tente ser mais objetivo nas suas colocações e não se esqueça de manter a hidratação em dia.
Então se você está rouco, ou sente dor ao falar, cansa fácil isso sinal que algo errado está acontecendo. Se os sintomas duram mais de 15 dias, procure um médico.
E ainda, nos casos de quem fuma ou ingere muita bebida alcoólica, você deve estar mais alerta ainda: os cânceres podem se manifestar de forma discreta. Inicialmente com rouquidão, cansaço fácil ou mesmo dificuldade para falar.
Comentários