Papo Íntimo

Wanicleide Leite

Por que minha vagina está seca?

O ressecamento vaginal é um assunto que representa a queixa de muitas mulheres nas diversas fases da vida.

 

O ressecamento vaginal é um assunto que representa a queixa de muitas mulheres nas diversas fases da vida.

É comum se pensar que só quem tem vagina seca é a mulher idosa, mas não é verdade. A mulher no período do puerpério tem vagina seca e aquelas que fazem uso de anticoncepcional oral (pílula) ou injeção, também se queixam de ressecamento.

As causas do ressecamento vaginal estão ligadas à produção de um hormônio fundamental para a lubrificação vaginal e também para a hidratação da pele da mulher. Estou falando do “estrogênio”, que além de ter essa função, também é o responsável pela menstruação e manutenção da fase reprodutiva da mulher, que vai da primeira menstruação (menarca), até a última menstruação (menopausa).

A vagina tem inúmeras glândulas que permitem a lubrificação. O hormônio estrogênio estimula as glândulas e produz a dilatação dos vasos. A diminuição ou ausência do estrogênio leva ao ressecamento vaginal.

Esse problema tem solução? Sim!

O pós-parto e amamentação, que são fases finitas, ao retornar às condições normais, a mulher volta de forma fisiológica a lubrificar, porém durante essas fases, medidas como o uso de hidratantes vaginais são bem indicadas.

Já no climatério, menopausa e pós-menopausa, a reposição estrogênica é uma excelente indicação e solução para a lubrificação vaginal.

Como essas fases da vida da mulher perdura até o final de sua vida, outras medidas são relevantes:

  1. Tríade da boa saúde: atividade física, alimentação saudável e sono de qualidade;
  2. Investimento na sua sexualidade
  3. Mudanças de crenças sobre terapia hormonal;

Essas medidas não apenas vão lhe deixar com a vagina hidratada, mas também com autoestima e autoconfiança.