Sopro no coração

O SOPRO NÃO É UMA DOENÇA, ENTRETANTO, PODE REPRESENTAR UM SINAL DE QUE ALGO PRECISA SER INVESTIGADO NO SEU CORAÇÃO

Sopro no coração de crianças
Médica examinando criança com fantoche na mão.

As doenças do coração não fazem distinção de sexo ou idade para aparecer. Segundo relatório da OPAS, organização Pan-americana da Saúde, as doenças crônicas não transmissíveis – como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares – são responsáveis por mais de 70% de todas as mortes no mundo (o equivalente a 41 milhões de pessoas). Isso inclui 15 milhões de pessoas que morrem prematuramente, ou seja, com idade entre 30 e 69 anos. Então, não é surpresa que assuntos do coração despertem muito interesse e preocupação.

Inicialmente, um motivo que leva bastante pais aflitos ao consultório de um cardiologista são os sopros no coração. Mas você sabia que até 70% das crianças em fase escolar pode apresentar sopro e isso não significa que ela tem um problema cardíaco?Vamos lá entender o que é um sopro…

O que é isso?

O sopro cardíaco é um barulho causado pelo sangue que passa através de estruturas do coração. Ele geralmente é percebido durante um exame de rotina através de um estetoscópio, aquele aparelhinho que o médico usa para ouvir seu coração. Ele não é uma de doença, na verdade, é um sinal que algo no seu coração precisa ser investigado, mas muitos não trazem problema algum para a sua saúde e vão melhorar sem que você precise fazer nada, principalmente na criança.

Os sopros cardíacos inocentes são aqueles que não estão relacionados com doenças e também não necessitam de nenhum tipo de tratamento. Esse tipo de sopro pode ser resultado de alguma doença que não possui relação com problemas cardíacos, tais como febres e anemias, ou pode surgir também após exercícios físicos. Além de crianças, eles podem ser frequentes mulheres jovens e grávidas.

Por outro lado, os sopros patológicos são resultados de problemas no coração, tais como alterações nas valvas cardíacas, que podem ser congênitos (quando você já nasce com ele) ou adquiridos e estão acompanhados de cansaço e dores no peito. Também são comumente resultados de complicações de algumas doenças, como a febre reumática e miocardites – uma espécie de inflamação que acomete o músculo cardíaco.

Alguns defeitos no coração, como falhas nas paredes que separam as 4 câmaras cardíacas também geram sopros. Portanto, vamos a entender como é feito esse achado pelos médicos…

Como é feito esse diagnóstico?

O diagnóstico da doença baseia-se no exame do paciente e nas história cuidados dos sintomas. Além disso, o médico pode indicar exames complementares, tais como eletrocardiogramas, ecocardiogramas e radiografia do tórax. Esses exames podem mostrar defeitos cardíacos que possam ser responsáveis pelo sopro.

É importante lembrar que os sopros podem atingir corações em todas as idades e o seu médico pode lhe orientar qual melhor caminho a seguir.

Tem como evitar?

Apesar de não existirem formas de prevenir diretamente o sopro no coração, é possível tentar evitar a doença por tratar adequadamente os quadros de amigdalite, evitando assim uma febre reumática, uma causa frequente de sopro nos adultos.  Além disso, em caso de gravidez, um pré-natal adequado e o cuidado em relação ao uso de algumas substâncias podem evitar má-formações no coração e, consequentemente, o sopro.