0 que tem a ver vacina contra a gripe e a covid- 19?

Se eu tomei a vacina contra a covid-19 devo me vacinar contra gripe?

Começa agora em abril a ser aplicada a vacina contra a gripe em todo país. Em muitos lugares a campanha contra Influenza vai coincidir com a vacinação contra a COVID-19.

O Ministério da Saúde vai dividir a campanha em 3 fases que vão se extender de 12 de abril a 31 de julho. Como não existem estudos que avaliem a vacinação simultânea contra as duas doenças, a opção é que sejam feitas em fases distintas.

Portanto, a orientação é tomar 1º a vacina contra a Covid e, 14 dias depois, a vacina contra a gripe. 

É bom entender quando cada grupo prioritário deve se vacinar.

  • 1ª etapa — de 12 de abril a 10 de maio: crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde
  • 2ª etapa — de 11 de maio a 8 de junho: idosos e professores
  • 3ª etapa — de 9 de junho a 9 de maio: demais grupos prioritários.

De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba, Isiane Queiroga, aqui na Paraíba a vacinação deve começar em 12 de abril e vai se estender por 3 meses.

Apesar de não ter relação direta a vacina contra influenza pode trazer alguma proteção contra a COVID-19

Essa conclusão é baseada em uma recente publicação do American Journal of infection control  que demonstrou que pessoas que tomaram a vacina contra a gripe internaram menos e tiveram menos complicações relacionadas à COVID-19. O trabalho é observacional, acompanhou cerca de 27 mil pacientes nos Estados Unidos. Além de menos infecção pelo novo coronavírus, os pacientes passaram menos tempo internados e necessitaram de menos ventilação mecânica. Não houve diferença significativa em termos de mortalidade e os cientistas atribuem alguns resultados ao tipo de trabalho observacional, o que exige mais estudos para conclusões definitivas.

Portanto, a vacina contra a gripe é mais uma ferramenta na luta contra esse inimigo.