71% dos paraibanos são a favor da vacinação de crianças entre 5 e 11 anos

Maior rejeição, segundo o levantamento, está entre os evangélicos.

Vacinação de crianças em João Pessoa contra a Covid-19

Pesquisa revela que 71% dos paraibanos são a favor da vacinação de crianças entre 5 e 11 anos. A maior rejeição, segundo o levantamento, está entre os evangélicos.

Ritmo lento

A vacinação de crianças contra a covid-19 ainda não adquiriu um ritmo uniforme no país e fatores como desinformação, problemas na distribuição de imunizantes e até mesmo a alta taxa de transmissão e aumento dos casos positivos são citados pelos especialistas para o avanço a passos lentos.

A Anvisa aprovou o uso da vacina pediátrica da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos, e também da CoronaVac na faixa etária de 6 a 17 anos. No entanto, diante do atraso da incorporação dos imunizantes do público infantil, as primeiras doses da Pfizer só chegaram ao Brasil um mês depois da aprovação da agência.

“A gente tem muitos pais e crianças infectados, que precisam aguardar 30 dias para tomarem a vacina. Isso também atrapalha a cobertura”,  disse Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Pediatria.

De acordo com  a pesquisa, considerando o nível de escolaridade dos respondentes, entre pessoas analfabetas 74% são favoráveis à vacinação, enquanto 70% dos que atingiram o Ensino Médio disseram ser a favor.

No quesito religião,  temos a maior disparidade de resultados

A população evangélica é a que mais se opõe à vacinação contra Covid-19 em crianças.  Segundo a pesquisa, 42% dos paraibanos que se dizem evangélicos afirmam ser contra,  enquanto 58% se declaram a favor. Entre os que se dizem católicos, 78% apoiam a vacinação, já entre os que dizem não possuir religião, 67% são favoráveis à imunização dessa faixa etária contra a covid-19.

7 em cada 10 paraibanos são à favor da vacinação

No geral, sete em cada dez paraibanos (71%) apoiam a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 – o que equivale a 2,1 milhões de pessoas. A Paraíba já vacinou 90,97% da população a partir de 18 anos e figura em 3º lugar entre os estados com pessoas a partir dos 5 anos com esquema vacinal completo.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizará um dia de mobilização para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade contra a covid-19, na próxima quarta-feira (16).

O objetivo do Dia “C” é facilitar o acesso às vacinas para ampliar e elevar os níveis de cobertura vacinal das crianças no Estado. A Paraíba já vacinou 90,97% da população a partir de 18 anos e figura em 3º lugar entre os estados com pessoas a partir dos 5 anos com esquema vacinal completo.