Novo recall de baterias Sony afeta notebooks de diversas marcas

As cinco fabricantes afetadas são Acer, Dell, Lenovo, HP e Toshiba. Recentemente, Sony anunciou recolhimento de modelos da linha Vaio.

Do G1

A Sony afirmou que cinco fabricantes de notebooks, incluindo Hewlett-Packard e Toshiba, farão recall de 100 mil baterias produzidas pela companhia devido a riscos de superaquecimento nos equipamentos. Segundo a empresa, o recall deve ter impacto limitado sobre seu lucro.

 Procurada pela reportagem do G1, a Sony ainda não informou qual o procedimento a ser adotado pelos consumidores brasileiros.

Em 2006 houve um recolhimento de 9,6 milhões de baterias produzidas pela Sony, que custou à companhia cerca de 35,5 bilhões de ienes (US$ 360 milhões).

O governo norte-americano emitiu na quinta-feira (30) um alerta de recall de 35 mil baterias fabricadas pela Sony, e a companhia japonesa informou que ampliaria o recolhimento em 65 mil unidades no mundo todo.

Fabricantes de PCs divulgaram 40 casos de superaquecimento, incluindo quatro casos em que os usuários sofreram queimaduras leves e 21 casos de danos pequenos causados por fogo e alta temperatura, afirmou uma porta-voz da Sony. O recall envolve 74 mil notebooks vendidos pela HP e 14,4 mil pela Toshiba. Baterias defeituosas também foram usadas em laptops da Dell, Acer e Lenovo, informou a Sony.

A Sony responsabilizou mudanças de fabricação iniciadas há quatro anos pelos problemas. A empresa acredita que as mudanças possam ter afetado a qualidade de algumas células das baterias. Outros incidentes de superaquecimento podem ter envolvido um problema com as matérias-primas dos equipamentos, disse a Sony.

A companhia japonesa anunciou recentemente o recolhimento de milhares de laptops Vaio, inclusive no Brasil, por preocupações com superaquecimento das baterias.