Eduardo Carlos convida ministro para inauguração da TV Digital

Empresário anunciou que Rede Paraíba de Comunicação está a um passo de lançar a TV digital. Emissora está adiantada com relação ao prazo de implantação do sinal.

Carol Marques

O diretor-presidente da Rede Paraíba de Comunicação, Eduardo Carlos, se reuniu na manhã da quinta-feira (5) com o ministro das Comunicações, Hélio Costa, em Brasília, para formalizar o convite para a cerimônia de inauguração da TV Digital em João Pessoa, que dependerá agora da agenda do ministro.

Quem também esteve presente ao encontro foi o deputado federal Wilson Santiago (PMDB). Só depois que Hélio Costa assinar o termo de consignação do sinal é que a TV pode transmitir oficialmente sua programação com qualidade digital.

“Estamos a um passo do lançamento e já percebemos o impacto que a nova tecnologia vai ter na TV paraibana. A implantação da TV digital é um acontecimento de grande relevância onde quer que seja e é um orgulho para nós sermos os responsáveis por esse marco aqui no Estado”, declarou Eduardo Carlos.

Desde o dia 21 de fevereiro, a TV Cabo Branco vem realizando testes do sinal digital diariamente, das 19h às 7h, pelo canal 19 UHF e quem dispõe do equipamento necessário (antena UHF e, em alguns casos, conversor) pode conferir, entre outras atrações, a novela Caminho das Índias, que é um dos programas transmitidos em alta definição.

A TV Cabo Branco tem se dedicado para trazer a João Pessoa toda a tecnologia necessária para a transmissão digital desde junho do ano passado. Várias etapas foram cumpridas e estima-se que a emissora já tenha gasto R$ 5 milhões com ações e equipamentos.

O processo de pré-implantação incluiu a aquisição da antena na Alemanha, do transmissor no Japão e do sistema operacional nos Estados Unidos. Cada compra exigiu a presença de técnicos e engenheiros da emissora no país de origem do equipamento para testes e aprovação.

Além disso, em janeiro e fevereiro deste ano foram realizadas palestras para gerentes e vendedores de lojas de eletrônicos, assim como para antenistas, visando deixar o mercado informado quanto às mudanças que surgem com a nova tecnologia.

Adiantada em relação ao prazo estabelecido pelo Ministério das Comunicações para implantação do sinal digital – prevista para o segundo semestre de 2010 -, a emissora será pioneira na Paraíba e, ao que tudo indica, a terceira do Nordeste a possuir sinal de HDTV (High Definition Television – televisão em alta definição, em português).

“Todos nós estamos trabalhando intensamente para cumprir nossas metas e garantir um sinal de qualidade em toda a região metropolitana de João Pessoa. A fase experimental tem mostrado os frutos do nosso esforço e dedicação. Temos recebido elogios diariamente e tenho certeza que logo, logo teremos uma inauguração de sucesso”, afirmou Edinaldo Barbosa, gerente de Engenharia da TV Cabo Branco.

Entre as vantagens da TV digital, destacam-se a alta definição de imagem (seis vezes melhor do que a atual) e som (compatível com o de aparelhos home theaters), que vai oferecer uma resolução de cinema em casa, sem ruídos nem interferências; a portabilidade, que permitirá a recepção do sinal em aparelhos portáteis, como  telefones celulares, notebooks e televisores de mão – desde que estes sejam equipados com receptor de TV.

Além disso, tem ainda a mobilidade, que tornará possível assistir à programação com alta qualidade através de equipamentos em movimento, seja no carro, no ônibus, no trem ou no metrô; e a interatividade, que possibilitará ao telespectador acesso a informações diversas sobre o programa exibido, jogos, enquetes e, em breve, comércio através do controle remoto. Algo como televisão com recursos de internet.

Para obter mais informações sobre o novo sistema, acesse o site www.cabobranco.tv.br/digital