Bug no Orkut atinge pelo menos 180 mil usuários

Falha faz com que usuários sejam levados para comunidade. Usuários não devem entrar nos ‘scraps’ dos amigos.

Do G1

Uma falha no código do Orkut fez com que mais de 180 mil usuários fossem infectados com um bug que impede o uso da rede social. O problema ocorre na página de recados que, ao ao ser visualizada, leva automaticamente para uma comunidade "Infectados pelo Vírus do Orkut".

A falha ocorre no processamento das mensagens dos usuários que permite que hackers insiram um código JavaScript, tornando a pessoa um membro da comunidade. Ao entrar nos "scraps", como são chamadas as mensagens da rede social", além de ser levado para a página "Infectados pelo Vírus do Orkut", o usuário passa o "bug" automaticamente para os amigos.

Como todos os afetados pela falha se tornam membros da comunidade, a página, criada neste sábado, já possui mais de 180 mil membros. De acordo com Altieres Rohr, colunista de segurança para o PC do G1, o bug se tornou público na noite desta sexta-feira (24). "O Google foi avisado do problema por volta das 22h40 e ainda não tomou uma ação", conta.

Veja também  Instagram apresenta instabilidades nesta quinta-feira (26)

O problema prejudica apenas o uso da rede social e não existe o risco do problema se espalhar para o computador como um vírus. O colunista explica que basta os usuários não acessarem as páginas de mensagens dos amigos até o problema ser resolvido ára evitar ser atingido pelo bug.

Até o momento, o Google não se manifestou sobre o problema.