Radiotelescópio que pode mapear energia escura do universo deve começar a funcionar no 2º semestre de 2022

Equipamento instalado no Sertão da Paraíba for formalmente inaugurado nesta terça-feira (14)

Foto: Gabriela Almeida/USP

O radiotelescópio BINGO (Baryon Acoustic Oscillations from Integrated Neutral Gas Observations), que está sendo instalado no Sertão da Paraíba, foi inaugurado formalmente na manhã desta terça-feira (14). O equipamento que pode explorar fenômenos desconhecidos no universo, como a matéria e energia escura e rajadas rápidas de rádio, tem previsão de começar a ser utilizado no segundo semestre do próximo ano.

O BINGO é um projeto liderado pelo Brasil com cooperação internacional, que vai estudar cosmologia e astrofísica, buscando vestígios de matéria e energia que estavam presentes na formação do universo, após o Big-Bang, por meio de ondas de rádio.

“O evento é essencial para o radiotelescópio já que deixa de ser apenas científico e o torna público e acessível para todo o país”, pontuou o coordenador do projeto, Elcio Abdalla.

A instalação do telescópio acontece na cidade de Aguiar, localizada no Vale do Piancó. O município foi escolhido por conta da baixa poluição eletromagnética e da colaboração da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O projeto tem como financiadores a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o governo da Paraíba através da Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq)e da Secretaria da Educação, e a Universidade de Yangzhou da China com o governo Chinês, além do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

A formalidade de inauguração aconteceu no palácio do governo da Paraíba, em João Pessoa, e contou com a presença do coordenador do Projeto Bingo, Elcio Abdalla; do governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania).

No ato, o governo da Paraíba assinou um termo de outorga para concessão de R$ 12 milhões em recursos para a implantação do projeto.