Foi divulgada a programação completa de palestrantes do I Encontro de Realidade Virtual da Paraíba (VR Day). O lançamento oficial do evento aconteceu na quarta-feira (23), em João Pessoa, e o encontro vai reunir investidores, produtores, agentes culturais e entusiastas da tecnologia da realidade virtual, no dia 6 de março.
A programação do VR Day vai ser online, transmitida pelo YouTube. Segundo a criadora do encontro, Priscilla Durand, o VR Day visa contribuir para a produção audiovisual cinematográfica em realidade virtual e inserir a Paraíba no cenário nacional e internacional da realidade virtual. O encontro está sendo feito com recursos da Lei Aldir Blanc.
“A ideia é atrair e capacitar agentes culturais, produtores, futuros cineastas VR e investidores que buscam conhecer sobre esse modo de comunicação audiovisual. O evento surgiu a partir de uma ideia de democratizar o acesso à realidade virtual, não só ao aparato tecnológico, como esclarecer os conteúdos e abordagens que a gente pode desenvolver nessa área.”, diz Priscilla.
No lançamento, aconteceu a exibição do filme “A Linha” (2019), de Ricardo Laganaro. O filme em realidade virtual recebeu um prêmio de melhor experiência interativa no Festival de Veneza e também o de melhor mídia interativa no Creative Arts Emmy Awards, em 2020.
A paraibana Evelly Holmes participou da produção do filme e também está na programação do evento.
“Participar deste projeto foi algo muito diferente para mim. Eu estava começando a entrar na área naquela época e foi muito gratificante ver todo estudo que a gente fez por trás, participar da produção, de fazer pequenas animações e adaptar o roteiro de narrativa para uma plataforma nova, que é o VR, foi incrível, inspirador”, contou a animadora 3D.
No mesmo dia do VR Day, haverá uma uma programação presencial, no Parque Parahyba I, no bairro do Bessa, em João Pessoa, com a exibição de filmes em realidade virtual, incluindo “A Linha”. A exibição vai ser entre as 16h30 e 18h30 e para participar é preciso agendar o ingresso no Instagram do encontro.
Veja a programação de palestras do VR Day
- Priscilla Durand – O que é o VR Day?
- Tati Peres, Ana Arruda e Fernanda Martins – XRBR: Juntos Somos Mais Fortes
- Mariana Brecht – Designer de narrativa
- Alexandre Calil – O que é o Metaverso?
- Fabio Hofnik – O cenário internacional da realidade virtual
- Renato Andrade – O mercado de games em realidade virtual
- João Pedro – O papel da realidade virtual na educação
- Stephen E. Dinehart IV – Criando mundos de realidade mista para o Metaverso
- Rafael de Camargo – A realidade virtual e suas aplicações na indústria
- Victoria Pinheiro – Aplicações da realidade virtual no setor de lazer
- Antonio Coutinho – Tecnologia VR e inovação no mercado imobiliário
- Rafael Leal – Desafios do roteiro em realidade virtual
- Bryan Crosswhite – Educação agrícola em VR
- Giovanni Rocha – O jornalismo e o patrimônio histórico em realidade virtual
- Rafael Tavares – Muito além da fotografia 360°
- Paula Poet – UX para VR
- Tiago Guimarães – Como a indústria de games impulsiona UX, hardware e software
- Jayson Schnoor – VR e educação com a VEDX Soluções
- Evelly Holmes – Emergindo no mundo 3D: arte para realidade virtual
- Alle Silva – Experiências interativas com animações para VR
- Ramon Felipe – Simulador virtual de segurança para trabalhos em altura
- Victor de Brito Gadelha – Como a realidade virtual pode contribuir para a saúde
- Rodrigo Carreiro – Som e imersão
- Almir Almas – Labartemídia e conceitos de semiosfera e audiovisual e expansão da arte e tecnologia
- Heitor Bravi – Design thinking para projetos imersivos
- Fabito Rychter e Amir Admoni – A experiência de participar (e ganhar) no Biennale College de Veneza
- Felipe Cunha – Desafios e oportunidades para desenvolver um mundo no Metaverso
- Marcelo Eira – Projeto Game Valentes
Let lugar de encontros tecnológicos