Com a chegada do 5G, antenas parabólicas passarão a não receber sinal de TV Aberta

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu prazo de 18 meses para que o sinal da TV Aberta em parabólicas passe a não funcionar.

Foto: Reprodução/PIxabay – Rakkatarn

Com a implementação da nova tecnologia do sinal de 5G, que começou a operar nesta quarta-feira (6) em Brasília, o sinal de TV aberta em antenas parabólicas nos locais onde a nova tecnologia for implantada vai passar a não operar mais em um período de 18 meses, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 

Quem possui a TV aberta via parabólica terá de trocar o aparelho para continuar recebendo o sinal televisivo, que também pode começar a sofrer interferência conforme a instalação do 5G nos locais.

Para as famílias que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo, o ”CadÚnico”, a mudança de aparelho pode ser feita de maneira gratuita, para continuar a recebendo o sinal televisivo.

João Pessoa, capital paraibana, será uma das quatro outras cidades brasileiras que neste primeiro momento passarão a receber o sinal. São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre também estão incluídas nessa primeira fase. 

O choque entre sinal de parabólica e 5G acontece por conta da frequência em que ambos operam, que é a faixa de 3,5 gigahertz, que foi leiloada em novembro de 2021 para as operadoras de telefonia móvel.

*Com informações do g1