5G: operadoras falam sobre cobertura após ativação em João Pessoa

Claro, TIM e Vivo são as empresas responsáveis por oferecer o serviço da nova tecnologia de internet móvel aos consumidores.

Celular com internet 5G em Foto: Mila Oliveira/Arquivo Pessoal

O 5G, nova tecnologia de internet móvel, chegou em João Pessoa nesta sexta-feira (29), e já está funcionando. As operadoras responsáveis pelo serviço, Claro, TIM e Vivo, expuseram ao Jornal da Paraíba suas expectativas quanto a implementação da tecnologia na Paraíba. 

> Confira se seu bairro vai receber a tecnologia
>> 5G: veja lista de celulares que captam o sinal

TIM

Em conversa com o Jornal da Paraíba, Marco Di Constanzo, diretor de desenvolvimento de redes da TIM Brasil, destacou a alta expectativa por parte da empresa pelo funcionamento da nova rede no estado. “A expectativa é muito grande, as velocidades altas são impressionantes, para quem está acostumado a ver a banda larga fixa de casa, residencial. Chegar a um 1GB/S em um aparelho móvel é algo que chega a impressionar até o mais técnico”, ressaltou.

Ainda segundo Di Constanzo, o projeto de desenvolvimento do 5G da TIM na Paraíba, começou ainda em 2019, em parceria de estudo com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). 

“Em meados de 2019, lançamos a primeira rede experimental de 5G da TIM Brasil, em parceria com o núcleo VIRTUS, da Universidade Federal de Campina Grande. Foi a primeira vez com a licença experimental na banda 3.5 GHz, exatamente a mesma banda que estamos lançando na sexta-feira (29), comercialmente, o serviço de 5G”. 

O VIRTUS, destacado pelo executivo da TIM, é um núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação, vinculado à UFCG. 

Claro

Em nota, a Claro comunicou que a expectativa no primeiro momento de lançamento de sua rede 5G em João Pessoa é de alcance de velocidades de conexão altas com a nova tecnologia. “A expectativa inicial é do alcance de velocidades entre 600 Mbps e 800 Mbps, chegando até 1 Gbps (dependendo do tamanho da célula e da quantidade de terminais com uso simultâneo naquele momento)’’, destacou a empresa.

A Claro também afirmou que atualmente, cerca de 70% de seus aparelhos celulares que estão sendo vendidos são compatíveis com a tecnologia 5G. Segundo a empresa, são cerca de 50 aparelhos já no mercado que podem usar o sinal.

Como forma de comemorar a chegada do serviço da Claro à Paraíba, a empresa iluminou, na noite da última quinta-feira (28), alguns pontos icônicos de João Pessoa, como o Farol de Cabo Branco, o símbolo ‘Eu Amo João Pessoa’, na Praia de Tambaú, e ainda a Praça da Independência e o Parque Solon de Lucena. 

Além disso, André Peixoto, diretor regional para o Nordeste da Claro, falou ao Jornal da Paraíba que além dos nove bairros que irão funcionar o sinal de 5G em um primeiro momento em João Pessoa, outros nove irão se juntar a estes nos próximos meses. “Não temos a data exata, mas esse processo vai ser bastante gradativo. Já vamos cobrir uma parte extensa até o final do ano”.

O diretor regional ainda falou sobre quando a tecnologia pode chegar em todo o estado da Paraíba. “Esperamos, com as liberações da Anatel, estar cobrindo todo o estado da Paraíba dentro de um cronograma que vai até 2026. E João Pessoa, temos muito orgulho de anunciar como a primeira cidade do Nordeste a ter o 5G da Claro, e isso é motivo de bastante orgulho pro povo nordestino, começar essa revolução aqui”.

Vivo

A Vivo disse que a chegada do 5G a João Pessoa é um marco e que a tecnologia pode ajudar a trazer evoluções notáveis nos próximos anos.

“A rede 5G vai acelerar as evoluções tecnológicas necessárias para a criação dos recursos mais avançados em serviços digitais e proporcionará uma experiência mais veloz, confiável e com menor latência, fazendo com que tudo aconteça em tempo real. Na indústria, além da ultravelocidade na transmissão de dados, possibilitará maior quantidade de dispositivos conectados simultaneamente e amplia o uso para o desenvolvimento de soluções que exijam baixa latência, como aplicações para a saúde, robotização de produção, automação no agronegócio e transportes autônomos”, destacou. 

As três empresas, vencedoras do leilão da frequência de 5G no Brasil, em novembro de 2021, já revelaram os bairros nos quais o serviço já está em funcionamento na capital paraibana

A TIM vai cobrir 13 localidades, enquanto a Claro nove. A Vivo não revelou as regiões de funcionamento, mas em seu site oficial é possível ver em um mapa o sinal em operação em bairros como Manaíra.